Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77294
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBeserra, Bernadete de Lourdes Ramos-
dc.contributor.authorGomes, Daniel Pinto-
dc.date.accessioned2024-07-17T11:41:13Z-
dc.date.available2024-07-17T11:41:13Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationGOMES, Daniel Pinto. Trajetória docente e campo da educação física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. 2024. 354 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77294-
dc.description.abstractThis study analyzes the trajectory of the field of physical education at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará (IFCE), in the light of the trajectory of some of its agents. The research hypothesis is that physical education at the IFCE acquires various meanings due to the symbolic stances of its agents: a sense of sports training, academic discipline, criticism of the body culture of movement, professional training, adventure practice, etc. In this movement, the belonging of physical education agents to IFCE's teaching and/or management staff, sports associations, professional councils, course collegiate bodies, basic education and/or undergraduate curricula have a major impact on their beliefs and practices within the field. The strategies developed by its agents, teachers and other institutions involved, also allow us to identify the continuities and changes in the field of physical education at IFCE. In order to demonstrate the hypotheses, the historical processes experienced by this researcher, the author of this thesis, throughout the early years of the IFCE are described, placing it in comparison with other teaching trajectories and the trajectory of the institution's physical education field. In the analysis, the practices and beliefs surrounding physical education are related to the IFCE's internal regulation systems, identifying their modus operandi and characterizing the symbolic capitals at play in the field.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTrajetória docente e campo da educação física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Cearápt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrNo presente estudo, analisa-se a trajetória do campo da educação física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), à luz da trajetória de alguns de seus agentes. A hipótese da pesquisa é que a educação física do IFCE adquire vários sentidos, em razão das posturas simbólicas de seus agentes; sentido de treinamento esportivo, de disciplina acadêmica, de crítica à cultura corporal de movimento, de formação profissional, de prática de aventura, etc. Nesse movimento, o pertencimento dos agentes da educação física ao quadro de professores e/ou de gestores do IFCE, às associações desportivas, aos conselhos profissionais, aos colegiados de curso, aos programas curriculares da educação básica e/ou da graduação impactam, sobremaneira, suas crenças e práticas no interior do campo. As estratégias desenvolvidas por seus agentes, docentes e demais instituições envolvidas, permitem, ainda, identificar as continuidades e mudanças do campo da educação física do IFCE. Para a demonstração das hipóteses, são descritos os processos históricos vivenciados por este pesquisador, autor da presente tese, ao longo dos primeiros anos do IFCE, colocando-a em confronto com outras trajetórias docentes e a própria trajetória do campo da educação física da instituição. Na análise, as práticas e crenças em torno da educação física são relacionadas aos sistemas de regulação internos do IFCE, com a identificação de seu modus operandi e a caracterização dos capitais simbólicos em jogo no campo.pt_BR
dc.subject.ptbrCampopt_BR
dc.subject.ptbrTrajetória docentept_BR
dc.subject.ptbrEducação Físicapt_BR
dc.subject.ptbrIFCEpt_BR
dc.subject.enFieldpt_BR
dc.subject.enTeaching careerpt_BR
dc.subject.enPhysical Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/3559945361524845pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3149343269971223pt_BR
local.date.available2024-07-17-
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tese_dpgomes.pdf2,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.