Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77266
Tipo: TCC
Título: Avaliação e melhoria da experiência do jogador em um jogo para ensino de arquitetura de software
Autor(es): Lima, Mateus Fonseca
Orientador: Marques, Anna Beatriz dos Santos
Palavras-chave em português: D-LEARN 2.0;Jogo educacional;Experiência do jogador
Palavras-chave em inglês: D-LEARN 2.0;Educational game;Player experience
Data do documento: 2024
Citação: LIMA, Mateus Fonseca. Avaliação e melhoria da experiência do jogador em um jogo para ensino de arquitetura de software. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia de Software) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2024.
Resumo: O artigo descreve a evolução do jogo educacional D-LEARN para sua nova versão, D-LEARN 2.0, focando na melhoria da experiência do jogador, esta é responsável por medir a qualidade da interação entre os usuários e o jogo. Em jogos educacionais, essa interação desempenha um papel crucial, pois busca cativar os alunos, proporcionando não apenas uma experiência mais envolvente, mas também otimizando a eficácia no ensino. A nova versão foi desenvolvida com base em análises dos resultados da versão anterior e entrevistas com os responsáveis pelo desenvolvimento da primeira versão. Foram introduzidas melhorias como o histórico de partidas, reorganização do tabuleiro, novas cartas, introdução de um temporizador por pergunta, dentre outras melhorias. A experiência do jogador no D-LEARN 2.0 foi avaliada por 10 participantes utilizando o questionário MEEGA+, os resultados demonstram que houve uma melhoria significativa na qualidade do jogo, com destaque para uma experiência menos monótona e um nível de desafio mais adequado.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77266
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Artigos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tcc_mflima.pdf
🔒  Disponível em  2026-07-11
2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.