Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77067
Tipo: | Dissertação |
Título : | Avaliação da política pública de atendimento educacional especializado (AEE) da rede municipal de ensino de Maracanaú-CE |
Autor : | Freire, Julieta Telles Lopes |
Tutor: | Braz, Milena Marcintha Alves |
Palabras clave en portugués brasileño: | Educação especial;Salas de recursos multifuncionais;Política pública de inclusão escolar em Maracanaú-CE |
Palabras clave en inglés: | Special education;Multifunctional resource rooms;Public school inclusion policy in Maracanaú-CE |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | FREIRE, Julieta Telles Lopes. Avaliação da política pública de atendimento educacional especializado (AEE) da rede municipal de ensino de Maracanaú-CE. 2024. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | A política pública de educação especial surge, no contexto brasileiro, como um importante instrumento para a concretização de ações que visam atender os cidadãos em seus direitos constitucionalmente previstos de modo a fomentar a igualdade de oportunidades aos indivíduos que não se enquadram no modelo tradicional de educação. O objetivo deste estudo consiste em avaliar a política de educação especial no município de Maracanaú-CE, com foco no Atendimento Educacional Especializado (AEE), com um recorte temporal de 2012 a 2023. As técnicas de coleta de dados foram entrevistas aos gestores escolares, professores da sala de AEE e professores de sala regular de 6 instituições escolares que ofertam o Atendimento Educacional Especializado no município. Destaca-se que a metodologia utilizada foi de natureza qualitativa com análise do eixo da trajetória institucional, investigando as diversas disputas políticas entre os atores que participam da política pública em questão, sob a ótica da Avaliação em Profundidade, (Rodrigues, 2008, 2011), trazendo assim as ações propostas, na busca de explicar a trajetória institucional da referida política. A análise de dados leva ao entendimento que o Programa de Atendimento Educacional Especializado, vem crescendo gradativamente, assim como a demanda e a oferta dessa modalidade de ensino, como também foi possível entender de forma profunda a visão dos gestores escolares, professores das salas de AEE e os professores das salas regulares de ensino em relação a inclusão e a educação especial no município de Maracanaú. |
Abstract: | The public policy of special education emerges, in the Brazilian context, as an important instrument for implementing actions that aim to assist citizens in their constitutionally foreseen rights in order to promote equal opportunities for individuals who do not fit into the traditional model of education. The objective of this study is to evaluate the special education policy in the municipality of Maracanaú-CE, focusing on Specialized Educational Assistance (AEE), with a time frame from 2012 to 2023. The data collection techniques were interviews with school managers, AEE classroom teachers and regular classroom teachers from 6 school institutions that offer Specialized Educational Services in the municipality. It is noteworthy that the methodology used was qualitative in nature with analysis of the axis of the institutional trajectory, investigating the various political disputes between the actors participating in the public policy in question, from the perspective of In-Depth Assessment, (Rodrigues, 2008, 2011), thus bringing the proposed actions, in an attempt to explain the institutional trajectory of the aforementioned policy. Data analysis leads to the understanding that the Specialized Educational Assistance Program has been growing gradually, as well as the demand and supply of this type of teaching, and it was also possible to deeply understand the vision of school managers, teachers in AEE classrooms and teachers from regular classrooms in relation to inclusion and special education in the municipality of Maracanaú. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77067 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/1912046271043592 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/1462998335310020 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_jtlfreire.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.