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dc.contributor.advisorBraz, Milena Marcintha Alves-
dc.contributor.authorFreire, Julieta Telles Lopes-
dc.date.accessioned2024-06-21T17:23:27Z-
dc.date.available2024-06-21T17:23:27Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationFREIRE, Julieta Telles Lopes. Avaliação da política pública de atendimento educacional especializado (AEE) da rede municipal de ensino de Maracanaú-CE. 2024. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77067-
dc.description.abstractThe public policy of special education emerges, in the Brazilian context, as an important instrument for implementing actions that aim to assist citizens in their constitutionally foreseen rights in order to promote equal opportunities for individuals who do not fit into the traditional model of education. The objective of this study is to evaluate the special education policy in the municipality of Maracanaú-CE, focusing on Specialized Educational Assistance (AEE), with a time frame from 2012 to 2023. The data collection techniques were interviews with school managers, AEE classroom teachers and regular classroom teachers from 6 school institutions that offer Specialized Educational Services in the municipality. It is noteworthy that the methodology used was qualitative in nature with analysis of the axis of the institutional trajectory, investigating the various political disputes between the actors participating in the public policy in question, from the perspective of In-Depth Assessment, (Rodrigues, 2008, 2011), thus bringing the proposed actions, in an attempt to explain the institutional trajectory of the aforementioned policy. Data analysis leads to the understanding that the Specialized Educational Assistance Program has been growing gradually, as well as the demand and supply of this type of teaching, and it was also possible to deeply understand the vision of school managers, teachers in AEE classrooms and teachers from regular classrooms in relation to inclusion and special education in the municipality of Maracanaú.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação da política pública de atendimento educacional especializado (AEE) da rede municipal de ensino de Maracanaú-CEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA política pública de educação especial surge, no contexto brasileiro, como um importante instrumento para a concretização de ações que visam atender os cidadãos em seus direitos constitucionalmente previstos de modo a fomentar a igualdade de oportunidades aos indivíduos que não se enquadram no modelo tradicional de educação. O objetivo deste estudo consiste em avaliar a política de educação especial no município de Maracanaú-CE, com foco no Atendimento Educacional Especializado (AEE), com um recorte temporal de 2012 a 2023. As técnicas de coleta de dados foram entrevistas aos gestores escolares, professores da sala de AEE e professores de sala regular de 6 instituições escolares que ofertam o Atendimento Educacional Especializado no município. Destaca-se que a metodologia utilizada foi de natureza qualitativa com análise do eixo da trajetória institucional, investigando as diversas disputas políticas entre os atores que participam da política pública em questão, sob a ótica da Avaliação em Profundidade, (Rodrigues, 2008, 2011), trazendo assim as ações propostas, na busca de explicar a trajetória institucional da referida política. A análise de dados leva ao entendimento que o Programa de Atendimento Educacional Especializado, vem crescendo gradativamente, assim como a demanda e a oferta dessa modalidade de ensino, como também foi possível entender de forma profunda a visão dos gestores escolares, professores das salas de AEE e os professores das salas regulares de ensino em relação a inclusão e a educação especial no município de Maracanaú.pt_BR
dc.subject.ptbrEducação especialpt_BR
dc.subject.ptbrSalas de recursos multifuncionaispt_BR
dc.subject.ptbrPolítica pública de inclusão escolar em Maracanaú-CEpt_BR
dc.subject.enSpecial educationpt_BR
dc.subject.enMultifunctional resource roomspt_BR
dc.subject.enPublic school inclusion policy in Maracanaú-CEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/1912046271043592pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1462998335310020pt_BR
local.date.available2024-06-21-
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