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Type: Dissertação
Title: Pegadas da memória de um urso na composição dramatúrgica de Bigorna: um processo criativo documental e autoficcional
Authors: Campos Filho, Wilson Walmick Holanda
Advisor: Carvalho, Francis Wilker de
Keywords in Brazilian Portuguese : Processo criativo;Composição dramatúrgica;Memória;Teatro documentário;Autoficção
Keywords in English : Creative process;Dramaturgical composition;Memory;Documentary theater;Fictional Self
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Issue Date: 2024
Citation: CAMPOS FILHO, Wilson Walmick Holanda. Pegadas da memória de um urso na composição dramatúrgica de Bigorna: um processo criativo documental e autoficcional. 2024. 234 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: A pesquisa tem como foco a investigação do processo criativo da composição dramatúrgica intitulada Bigorna. O material, que mobiliza expedientes da cena documental e autoficcional agencia reflexões acerca da infância, juventude e vida adulta de um homem gay, gordo e que se reconhece como urso, traço identitário vinculado a subcultura da comunidade gay que faz referência metafórica ao animal por associação do tipo físico de seus membros, geralmente gordos com pelos e barba. O processo tem a memória como principal ativador e se orienta metodologicamente na perspectiva da rede de interações proposta por Cecilia Almeida Salles (2016). Entre seus procedimentos, estudos teóricos, inventários, experimentações, práticas conduzidas por outros artistas, análise de obras, entre outros. A pesquisa se aproxima de algumas produções artísticas de corpos dissidentes, com ênfase em corpos lgbtqiapn+ e/ou gordos, em diálogo com referências conceituais como Jota Mombaça (2021), Judith Butler (2022), Malu Jimenez (2022), Michel Foucault (2013), Paco Vidarte (2019), Vinicius Melo Flauaus (2021), Daniele Ávila Small (2019), Davi Giordano (2014), Janaina Leite (2017) e Marcelo Soler (2010). Entre os principais resultados, apresenta uma teia com descrição e análise dos procedimentos de criação e o roteiro dramatúrgico resultante do processo.
Abstract: The research focuses on investigating the creative process of the dramaturgical composition entitled Bigorna (“Anvil”). The material, which mobilizes expedients from the documentary and self-fictional scene, provides reflections on the childhood, youth, and adult life of a fat gay man who recognizes himself as a bear, an identity trait linked to the subculture of the gay community which makes a metaphorical reference to the animal by association of the physical type of its members, generally fat with hair and beards. The process has the memory as the main activator and it is methodologically guided by the perspective of the network of interactions proposed by Cecilia Almeida Salles (2016). Amongst its proceedings, theoretical studies, inventories, experiments, practices conducted by other artists, analysis of works, among others. The research approaches some artistic productions of dissident bodies, with emphasis on lgbtqiapn+ and/or fat bodies, in dialogue with conceptual references such as Jota Mombaça (2021), Judith Butler (2022), Malu Jimenez (2022), Michel Foucault (2013 ), Paco Vidarte (2019), Vinicius Melo Flauaus (2021), Daniele Ávila Small (2019), Davi Giordano (2014), Janaina Leite (2017, and Marcelo Soler (2010). Amongst the main results, it presents a web with description and analysis of the creative proceedings, and the dramaturgical script resulting from the process.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77064
Author's ORCID: 0009-0005-6286-8184
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/7239174894366289
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9301-8821
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/1364443962519272
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC

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