Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76986
Type: Dissertação
Title: O planejamento participativo como possibilidade de uma Educação Física escolar mais democrática
Title in English: Participatory planning as a possibility for a more democratic school Physical Education
Authors: Santos, Emanuel Wescley Sousa dos
Advisor: Corsino, Luciano Nascimento
Keywords in Brazilian Portuguese : Escola;Ensino fundamental;Metodologia de ensino
Keywords in English : School;Elementary education;Teaching methodology
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Issue Date: 2024
Citation: SANTOS, Emanuel Wescley Sousa dos. O planejamento participativo como possibilidade de uma Educação Física escolar mais democrática. 2024. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: Essa pesquisa desenvolve um processo de Planejamento Participativo como estratégia pedagógica. Visa analisar os impactos do Planejamento Participativo (P.P) no interesse dos(as) estudantes nas aulas de Educação Física na E.M.E.F. Raimundo Soares de Sousa, no município de Fortaleza/CE. Os objetivos específicos foram: a) identificar as temáticas que os(as) alunos(as) desejam aprender durante o ano letivo de 2023; b) compreender e interferir nos processos que dificultam a participação dos(as) estudantes nas aulas de Educação Física; c) desenvolver o Planejamento Participativo das aulas com os estudantes do 6o ano e d) implementar e avaliar o Planejamento Participativo. A proposta foi organizada nos seguintes movimentos: ação diagnóstica, elaboração do plano anual de ensino, implementação do plano e avaliação dos efeitos do Planejamento Participativo na participação dos estudantes. A metodologia utilizada é do tipo pesquisa participante. A construção dos dados ocorreu a partir das atividades realizadas pelos(as) alunos(as) durante as aulas. Os instrumentos utilizados para a construção dos dados foram: um questionário aplicado nos primeiros meses de aula com fins diagnósticos; diário de campo para registrar os acontecimentos experenciados durante as ações pedagógicas; ficha de observação para auxiliar na constatação em relação a participação do aluno e da aluna e atividades de produção de texto realizados no final de cada bimestre. Com a construção dos dados e a posterior análise, podemos explicitar que o Planejamento Participativo incentiva o(a) aluno(a) a agir como sujeito ativo no meio social, buscando a transformação do meio em que está inserido, e possibilita uma maior participação dos(as) alunos(as) nas aulas de Educação Física Escolar. O Planejamento Participativo pode resultar em melhoria da relação entre os(as) alunos(as), colaborando dessa forma com o processo de ensino e aprendizagem numa educação democrática.
Abstract: This research develops a Participatory Planning process as a pedagogical strategy. It aims to analyze the impacts of Participatory Planning (P.P) on the interest of students in Physical Education classes at E.M.E.F. Raimundo Soares de Sousa, in the city of Fortaleza/CE. The specific objectives were: a) to identify the themes that the students wish to learn during the 2023 school year; b) to understand and interfere in the processes that hinder the participation of students in Physical Education classes; c) to develop the participatory planning of classes with the 6th grade students and d) to implement and evaluate the participatory planning. The proposal was organized in the following movements: diagnostic action, Elaboration of the annual teaching plan, implementation of the plan and evaluation of the effects of participatory planning on student participation. The methodology used is of the participant research type. The construction of the data occurred from the activities carried out by the students during the classes. The instruments used for the construction of the data were: A questionnaire applied in the first months of class for diagnostic purposes; field diary to record the events experienced during the pedagogical actions; Observation form to assist in the finding in relation to the participation of the student and the student and text production activities carried out at the end of each bimester. With the construction of the data, and the subsequent analysis, we can make explicit that participatory planning encourages the student to act as an active subject in the social environment, seeking the transformation of the environment in which he/she is inserted and allows greater participation of students in School Physical Education classes. Participatory Planning can result in improved relationships between students, thus collaborating with the teaching and learning process from a democratic perspective.
Description: Acompanha produto educacional originado da dissertação.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76986
Author's Lattes: https://lattes.cnpq.br/2599592904207089
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/6302527743928486
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:IEFES - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_dis_ewssantos.pdf1,49 MBAdobe PDFView/Open
2024_pe_ewssantos.pdf497,04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.