Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76980
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCorsino, Luciano Nascimento-
dc.contributor.authorGomes, Luis Fernando Muniz-
dc.date.accessioned2024-06-03T20:57:18Z-
dc.date.available2024-06-03T20:57:18Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationGOMES, Luis Fernando Muniz. Planejamento participativo como alternativa para aprimorar o ensino e o aprendizado nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. 2024. 172 f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76980-
dc.description.abstractThis study is a participatory type of research, in which participatory planning is developed as a proposal for pedagogical intervention in high school. During my professional life, I have always found many difficulties in Physical Education teaching, especially in getting everyone to participate effectively, for several reasons, one of them is that Physical Education, despite included in basic education, it is seen by students, teachers, management and the school community as a less important subject to learn, when it is compared to the others. In addition, high school becomes even more challenging for this subject, since there is less interest and participation at this stage. It is also the phase in which we find diverse realities and contexts, and the guiding documents give few proposals for this level of education, which complicates the planning and deepening of the subject. In view of this, this research aims to implement the Participatory Planning in Physical Education classes in the 1st year of High School at a professional education school in Reriutaba-CE, for the development of the teaching plan. For this purpose, we used diagnostic, evaluation and reflection questionnaires, as well as a workshop about body culture, in that we implemented the participatory planning and built the subject's teaching plan together with the students. From this construction, we began to study the subject, in which the classes were always evaluated at the end of the process, so that the teaching of Physical Education that promotes equity. As a pedagogical product of this research, we will develop a learning pathway that will allow this tool to be used by different high school teachers. Finally, the participatory planning proved to be an excellent tool for making the teaching of Physical Education more meaningful, considering that we were able to involve all students in the teaching and learning process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePlanejamento participativo como alternativa para aprimorar o ensino e o aprendizado nas aulas de Educação Física no Ensino Médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo é uma pesquisa do tipo participante, na qual se desenvolve o planejamento participativo como proposta de intervenção pedagógica no Ensino Médio. Durante minha vida profissional, sempre encontrei diversas dificuldades no ensino da Educação Física, principalmente para conseguir a participação efetiva de todos(as), por vários motivos, um deles é que em muitos momentos a Educação Física, apesar de presente na educação básica, é vista por alunos(as), professores(as), gestão e comunidade escolar como uma disciplina menos importante a se aprender, em comparação às demais. Além disso, o Ensino Médio, para esta disciplina, torna-se ainda mais desafiador, visto que, nessa etapa o interesse e a participação nas aulas diminuem. É também a fase em que encontramos diversas realidades e contextos, outrossim, os documentos norteadores, apresentam propostas escassas para este nível de ensino, que dificultam o planejamento e aprofundamento da disciplina. Diante disso, a presente pesquisa tem o objetivo de implementar o Planejamento Participativo nas aulas de Educação Física no 1o ano do Ensino Médio de uma escola de educação profissional do município de Reriutaba-CE, para a construção do plano de ensino. Para isso, utilizamos questionários diagnósticos, avaliativos e de reflexão, bem como a realização de uma oficina sobre cultura corporal, na qual implementamos o Planejamento Participativo e construímos, junto aos(às) alunos(as), o plano de ensino da disciplina. A partir dessa construção, iniciamos os estudos da disciplina, sempre avaliando as aulas ao final do processo, em busca de um ensino da Educação Física que promova equidade. Como produto educacional desta pesquisa, elaboramos uma trilha de aprendizagem possibilitando a implementação dessa ferramenta por diferentes professores do ensino médio. Por fim, o planejamento participativo mostrou-se uma excelente ferramenta para tornar o ensino da Educação Física mais significativo, visto que, conseguimos nas aulas o envolvimento de todos(as) no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.title.enParticipatory planning as an alternative to improve teaching and learning in Physical Education classes in High Schoolpt_BR
dc.subject.ptbrPlanejamentopt_BR
dc.subject.ptbrProblemáticas da Educação Físicapt_BR
dc.subject.ptbrEnsino Médiopt_BR
dc.subject.ptbrContextualização do ensinopt_BR
dc.subject.enPlanningpt_BR
dc.subject.enPhysical Education issuespt_BR
dc.subject.enHigh schoolpt_BR
dc.subject.enContextualizing teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/2905409407641289pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6302527743928486pt_BR
local.date.available2024-06-03-
Aparece nas coleções:IEFES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_lfmgomes.pdf3,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.