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Tipo: Dissertação
Título : Ser amórfica: uma autoexperiência de ódio ao corpo transformada em pesquisa e criação artística
Autor : Paiva, Marília Almeida
Tutor: Oliveira Junior, Antonio Wellington de
Palabras clave en portugués brasileño: Vídeo;Corpo;Transtorno alimentar;Performance;Arte contemporânea
Palabras clave en inglés: Video;Body;Eating disorder;Performance;Contemporary art
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Fecha de publicación : 2024
Citación : PAIVA, Marília Almeida. Ser amórfica: uma autoexperiência de ódio ao corpo transformada em pesquisa e criação artística. 2024. 116 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: Esta dissertação de mestrado, de caráter autobiográfico, é um mergulho reflexivo do processo de aceitação do corpo de alguém que sofre de Transtorno Dismórfico Corporal e encontrou na arte o antídoto. A artista e pesquisadora compartilha sua experiência pessoal, entrelaçando-a com uma investigação teórica sobre a construção cultural do ódio ao corpo, destacando a incessante busca por uma idealização corporal que se moldou ao longo da história. Além disso, explora suas próprias criações artísticas, que surgem como resultado dessa pesquisa O trabalho explora os impactos dessas construções idealizadas nos distúrbios relacionados ao corpo, tecendo uma narrativa e utilizando-se da linguagem da videoarte, fotografia e performance. O aporte teórico adotado transita entre Emily L. Newman (2016), David Le Breton (1999), Arlindo Machado (1995), Renato Cohen (2019), Philippe Dubois (2004) e Denise Bernuzzi (2014). Pesquisa desenvolvida junto ao Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte-LICCA (UFC/DGE-CNPq)
Abstract: This autobiographical master's thesis is a reflective dive into the process of accepting the body of someone who suffers from Body Dysmorphic Disorder and has found an antidote in art. The artist and researcher shares her personal experience, intertwining it with a theoretical investigation into the cultural construction of body hatred, highlighting the incessant search for a body idealization that has been shaped throughout history. The work explores the impacts of these idealized constructions on body-related disorders, weaving a narrative and using the language of video art, photography and performance. The theoretical framework adopted includes Emily L. Newman (2016), David Le Breton (1999), Arlindo Machado (1995), Renato Cohen (2019), Philippe Dubois (2004) and Denise Bernuzzi (2014). Research carried out at the Laboratory for Research into the Body, Communication and Art-LICCA (UFC/DGE-CNPq).
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76962
ORCID del autor: https://orcid.org/0009-0006-3499-4156
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/4976015641115275
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-0782-717X
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/5419260227870704
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC

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