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dc.contributor.advisorOliveira Junior, Antonio Wellington de-
dc.contributor.authorPaiva, Marília Almeida-
dc.date.accessioned2024-05-28T12:31:01Z-
dc.date.available2024-05-28T12:31:01Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationPAIVA, Marília Almeida. Ser amórfica: uma autoexperiência de ódio ao corpo transformada em pesquisa e criação artística. 2024. 116 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76962-
dc.description.abstractThis autobiographical master's thesis is a reflective dive into the process of accepting the body of someone who suffers from Body Dysmorphic Disorder and has found an antidote in art. The artist and researcher shares her personal experience, intertwining it with a theoretical investigation into the cultural construction of body hatred, highlighting the incessant search for a body idealization that has been shaped throughout history. The work explores the impacts of these idealized constructions on body-related disorders, weaving a narrative and using the language of video art, photography and performance. The theoretical framework adopted includes Emily L. Newman (2016), David Le Breton (1999), Arlindo Machado (1995), Renato Cohen (2019), Philippe Dubois (2004) and Denise Bernuzzi (2014). Research carried out at the Laboratory for Research into the Body, Communication and Art-LICCA (UFC/DGE-CNPq).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSer amórfica: uma autoexperiência de ódio ao corpo transformada em pesquisa e criação artísticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação de mestrado, de caráter autobiográfico, é um mergulho reflexivo do processo de aceitação do corpo de alguém que sofre de Transtorno Dismórfico Corporal e encontrou na arte o antídoto. A artista e pesquisadora compartilha sua experiência pessoal, entrelaçando-a com uma investigação teórica sobre a construção cultural do ódio ao corpo, destacando a incessante busca por uma idealização corporal que se moldou ao longo da história. Além disso, explora suas próprias criações artísticas, que surgem como resultado dessa pesquisa O trabalho explora os impactos dessas construções idealizadas nos distúrbios relacionados ao corpo, tecendo uma narrativa e utilizando-se da linguagem da videoarte, fotografia e performance. O aporte teórico adotado transita entre Emily L. Newman (2016), David Le Breton (1999), Arlindo Machado (1995), Renato Cohen (2019), Philippe Dubois (2004) e Denise Bernuzzi (2014). Pesquisa desenvolvida junto ao Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte-LICCA (UFC/DGE-CNPq)pt_BR
dc.subject.ptbrVídeopt_BR
dc.subject.ptbrCorpopt_BR
dc.subject.ptbrTranstorno alimentarpt_BR
dc.subject.ptbrPerformancept_BR
dc.subject.ptbrArte contemporâneapt_BR
dc.subject.enVideopt_BR
dc.subject.enBodypt_BR
dc.subject.enEating disorderpt_BR
dc.subject.enPerformancept_BR
dc.subject.enContemporary artpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0009-0006-3499-4156pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4976015641115275pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0782-717Xpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5419260227870704pt_BR
local.date.available2024-
Appears in Collections:PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC

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