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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76902
Tipo: | Dissertação |
Título : | Mensuração da criação de valor social em uma escola de aprendizagem cooperativa |
Autor : | Lopes, Rennan Luz |
Tutor: | Silva Filho, José Carlos Lázaro da |
Palabras clave en portugués brasileño: | Valor social;Aprendizagem cooperativa;Movimento Prece |
Palabras clave en inglés: | Social value;Cooperative and Solidarity Learning;Prece Movement |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | LOPES, Rennan Luz. Mensuração da criação de valor social em uma escola de aprendizagem cooperativa. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração e Controladoria) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho tem como objetivo mensurar o valor social de uma escola pública que utiliza sistematicamente a metodologia da aprendizagem cooperativa. Embora haja centenas de estudos publicados nos últimos 5 anos sobre valor social e sobre aprendizagem cooperativa, o que demonstra relevância dos assuntos, nenhum deles relaciona diretamente essas duas temáticas. Acredita-se que este tipo de metodologia de aprendizagem promove o desenvolvimento de mais capacidades e liberdades. Assim, propõe-se uma mensuração do valor social conforme proposta de Anand et al. (2009). Esta pesquisa utilizou uma abordagem quantitativa, com aplicação de surveys baseados em questionários em desenvolvimento sobre mensuração da criação de valor social e de utilização da aprendizagem cooperativa. O survey foi aplicado nas três séries da EEEP Alan Pinho Tabosa e, como grupo controle, com pessoas que participaram do Movimento Prece. Esta pesquisa contribui para ampliar literatura sobre o tema, atua como fonte de demonstração dos resultados entregues pela organização objeto deste estudo, serve de modelo ou inspiração para instituições auferirem seu valor social e/ou incrementarem sua proposta pedagógica com o uso da aprendizagem cooperativa e, por fim, contribui para a formulação de políticas públicas para escolas mais inclusivas, em tempo integral e com educação integral. Dentre os resultados, verificou-se que há correlação positiva entre índices de valor social e de aprendizagem cooperativa; dentre os cursos ofertados na Alan Pinho, o acadêmico apresentou maior índice de valor social; quanto aos constructos do valor social, a Alan Pinho apresentou os seguintes com maior pontuação: discriminação fora do trabalho/escola, liberdade religiosa, liberdade de pensamento e liberdade de expressão política. Por fim, esta pesquisa aponta que a utilização da aprendizagem cooperativa não apenas melhora o desempenho acadêmico dos estudantes, mas também contribui para uma educação mais inclusiva, integral, democrática e com maior percepção de valor social. |
Abstract: | This work aims to measure the social value of a public school that systematically uses the cooperative learning methodology. Although there are hundreds of studies published in the last 5 years on social value and cooperative learning, which demonstrates the relevance of the subjects, none of them directly relates these two themes. It is believed that this type of learning methodology promotes the development of more capabilities and freedoms. Then, this work proposes a measurement of social value as prescribed by Anand et al. (2009). This research used a quantitative approach, applying surveys based on questionnaires under development for measuring social value creation and the use of cooperative learning. The survey was applied in all three grades of EEEP Alan Pinho Tabosa and, as a control group, with people who participated of the Prece Moviment. This research contributes to expanding literature on the subject, acts as a source of demonstration of the results delivered by the organization under study, serves as a model or inspiration for institutions to assess their social value and/or increase their pedagogical proposal with the use of cooperative learning and, finally, contributes to the formulation of public policies for more inclusive, full-time schools and with integral education. Among the results, it was found that there is a positive correlation between indices of social value and cooperative learning; among the courses offered at Alan Pinho, the academic course showed a higher social value index; concerning social value constructs, the Alan Pinho presented the following highlights: discrimination outside work/school, religious freedom, freedom of thought and freedom of political expression. Finally, this research points out that the use of cooperative learning not only improves students' academic performance, but also contributes to a more inclusive, integral, democratic education with a greater perception of social value. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76902 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/5687989451625193 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/1338514748652744 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPAC - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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