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dc.contributor.advisorFaria, José Neto de-
dc.contributor.authorMonte, Shelida Crislane Matias-
dc.date.accessioned2024-03-21T19:34:54Z-
dc.date.available2024-03-21T19:34:54Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMONTE, Shelida Crislane Matias. Design digital e experiência afetiva do usuário : análise, construção e avaliação de interface para sistema de fliperama/arcade. 2023. 151 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76646-
dc.description.abstractThe field of digital design covers different aspects when designing digital interfaces, taking into account aspects of the user experience, focusing on usability, navigability, interaction and the synergy of multimedia. In addition, digital design offers real value to users because it is concerned with and explores historical, social, political and economic agendas. In order to do this, we sought to understand the nuances of arcades and to explore and understand the emotional experiences they provoke in users in order to design an interface for arcade systems. This work also considers the usability, navigability and interaction aspects of the arcade system to be important, due to the abundance of games, which make interfaces unintuitive, confusing and visually unpleasant for users. The main objective of this work is to build an interface for an arcade system that promotes a positive emotional experience for users, also taking into account aspects of usability, navigation, interaction and visual/sound aesthetics.For this purpose, an interface was developed using methodologies that prioritize the emotional aspects of users, such as Human Centered Design (HCD) and Kansei Engineering. In HCD, IDEO's HCD toolkit was implemented, applied to the Listening and Creating stages. Kansei Engineering was used to evaluate and validate the solution, using the collection of Kansei words, the Likert scale to construct the questionnaire and, subsequently, the quantitative treatment of the data collected from the usability tests. The results of this work revealed that the prototype arcade system interface was able to stimulate positive emotional experiences in users, based on the usability tests and the application of the kansei questionnaire. The conclusion of this work highlighted areas for improvement in terms of usability, navigability and interaction, as well as the successful implementation of the interface's visual and sound elements and information architecture. In addition, the possibility of building an arcade machine is discussed as future ergonomic work, considering the active functionality of the system and interface designed in this work.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesign digital e experiência afetiva do usuário : análise, construção e avaliação de interface para sistema de fliperama/arcadept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO campo de saber do design digital abrange diversos critérios na concepção de interfaces digitais, leva em consideração aspectos da experiência do usuário, focados na usabilidade, navegabilidade, interação e sinergia das multimídias. Além disso, o design digital oferece valor real aos usuários por estar preocupado e explorar as pautas, sejam históricas, sociais, políticas e econômicas. Dessa forma, buscou-se compreender as nuances acerca dos fliperamas/arcades, explorar e compreender as experiências afetivas provocadas nos usuários para a concepção de uma interface para sistemas de fliperamas/arcades. Este trabalho também considera importante os aspectos de usabilidade, navegabilidade e interação do sistema de fliperama/arcade, devido à abundância de jogos, que tornam as interfaces pouco intuitivas, confusas e visualmente desagradáveis para os usuários. O objetivo deste trabalho envolve a construção de uma interface para sistema de fliperama/arcade que promova uma experiência afetiva positiva nos usuários, também considerando aspectos de usabilidade, navegação, interação e estética visual/sonora. Para este fim, foi desenvolvida uma interface utilizando as metodologias que priorizam os aspectos emocionais dos usuários, como o Design Centrado no Ser Humano (HCD) e a Engenharia Kansei. No HCD foi implementado o kit de ferramentas HCDdaIDEO, aplicado às etapas do Ouvir e do Criar. A Engenharia Kansei foi utilizada para avaliar e validar a solução, utilizou-se a coleção de palavras kansei, a escala Likert para construção do questionário e, posteriormente, a realização do tratamento quantitativo dos dados coletados dos testes de usabilidade. Os resultados deste trabalho revelaram que o protótipo de interface de sistema de fliperama/arcade pôde estimular experiências afetivas positivas nos usuários, a partir dos testes de usabilidade e a aplicação do questionário kansei. A conclusão deste trabalho destacou áreas a serem melhoradas em termos de usabilidade, navegabilidade e interação, como também destacou o sucesso da implementação dos elementos visuais, sonoros e a arquitetura da informação da interface. Além disso, discute-se a possibilidade de construir uma máquina de fliperama/arcade como um trabalho ergonômico para o futuro, considerando a ativa funcionalidade do sistema e interface projetada neste trabalho.pt_BR
dc.subject.ptbrFliperamapt_BR
dc.subject.ptbrDesign Digitalpt_BR
dc.subject.ptbrDesign Emocionalpt_BR
dc.subject.ptbrDesign Centrado no Ser Humanopt_BR
dc.subject.ptbrEngenharia Kanseipt_BR
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