Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76645
Tipo: TCC
Título: Efeitos do uso da ferramenta python tutor em disciplinas introdutórias de programação
Autor(es): Silva, João Pedro Dedê da
Orientador: Monteiro, Ingrid Teixeira
Palavras-chave em português: Python (Linguagem de programação de computador)
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, João Pedro Dedê da. Efeitos do uso da ferramenta python tutor em disciplinas introdutórias de programação. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2023.
Resumo: A área de desenvolvimento vem se popularizando mais e mais no mercado, e a necessidade de profissionais qualificados é cada vez maior, porém é visto uma grande dificuldade no aprendizado da lógica inicial de programação, causando um grande número de reprovações. Para prevenir tal efeito, muitos estudos se voltam para métodos que possam auxiliar no ensino de programação, diminuindo essa barreira de aprendizagem que muitos enfrentam, um desses métodos é a utilização de ferramentas de visualização de dados para deixar mais figurativo o entendimento sobre o conteúdo. Essa pesquisa tem como objetivo enxergar os efeitos que tais ferramentas podem causar no cenário de disciplinas introdutórias de programação. Outros estudos na área, apontam que principalmente nas turmas iniciais de programação, onde o conhecimento ainda está sendo moldado, ferramentas de visualização de dados têm maior efeito, sendo apresentado como um método de ensino mais assertivo para combater a dificuldade de entendimento da lógica de programação.
Abstract: The field of development is increasingly gaining popularity in the market, and the demand for qualified professionals is on the rise. However, there exists a significant challenge in grasping the fundamentals of initial programming logic, leading to a high rate of academic setbacks. To mitigate this issue, numerous studies are exploring methods to facilitate programming education, aiming to reduce the learning barriers encountered by many learners. One such approach involves leveraging data visualization tools to enhance the conceptual understanding of programming content. This research seeks to examine the impact of these tools in the context of introductory programming courses. Previous studies in the field highlight that data visualization tools are particularly effective in the early stages of programming education when foundational knowledge is being established, and serve as a more robust instructional method to address challenges in comprehending programming logic.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76645
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DESIGN DIGITAL - QUIXADÁ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_jpdSilva.pdf408,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.