Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76387
Type: | TCC |
Title: | Prática docente em arte: relação entre o ensino de arte/música e a educação da sensibilidade, a partir da experiência artística do aluno |
Authors: | Braga, Lilia Virginia Dias |
Advisor: | Gomes, Rita Helena Sousa Ferreira |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Educação;Sensibilidade;Arte;Ensino de Arte/Música;Arte - Estudo e ensino;Música na escola |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | BRAGA, Lilia Virginia Dias. Prática docente em arte: relação entre o ensino de arte/música e a educação da sensibilidade, a partir da experiência artística do aluno. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Esta pesquisa tem por intuito refletir sobre a prática docente em Arte que relaciona o ensino da Arte/Música e a educação da sensibilidade, partindo das experiências culturais de estudantes do 3o ano do Ensino Médio. Foi utilizada a abordagem qualitativa e quantitativa, e a investigação científica se deu na modalidade de Pesquisa-ação,. Como resultado, percebeu-se que aulas de Arte/Música que utilizam práticas docentes voltadas para a educação do sensível e que consideram importante, nesse processo,, as experiências culturais dos estudantes, podem contribuir para a ampliação da aprendizagem e do conhecimento e para a formação integral dos estudantes. |
Abstract: | This research aims to reflect on teaching practice in art, which relates art/music teaching and sensitivity education, based on the cultural experiences of learners, students in the third year of high school A qualitative and quantitative approach was used, and the scientific investigation took place in the form of Action Research which. As a result, we realized that art/music classes that use teaching practices geared towards the education of the sensitive and that consider the students’ cultural experiences to be important in this process, can contribute to a broadening of learning and knowledge and to an integral formation of the students. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76387 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/1424506424505761 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/9324470543610163 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PROFARTES - Artigos defendidos na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_lvdbraga.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.