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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76364
Tipo: | Tese |
Título: | Tecendo redes cognitivas entre a formação matemática do pedagogo e o pensamento algébrico: reflexões a partir de grupos focais |
Autor(es): | Bezerra, Antônio Marcelo Araújo |
Orientador: | Santos, Maria José Costa dos |
Palavras-chave em português: | Pensamento algébrico;Formação continuada;Formação matemática do pedagogo;Grupos focais;Sequência Fedathi |
Palavras-chave em inglês: | Algebraic thinking;Continuing education;Mathematical education of the pedagogue;Fedathi Sequence;Focus groups |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | BEZERRA, Antônio Marcelo Araújo. Tecendo redes cognitivas entre a formação matemática do pedagogo e o pensamento algébrico: reflexões a partir de grupos focais. 2023. 121 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | Diante das mudanças e reformas ocorridas na estrutura de ensino no Brasil no que envolve o ensino da álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a formação do professor para o desenvolvimento do pensamento algébrico comumente foi relacionada às práticas de resolução de cálculos com pouco ou nenhum significado para o aluno, assim, antes de tratar da compreensão dos alunos sobre este tema é necessário que a formação do professor seja discutida sobre como pode ser melhorada. Objetivamos analisar a formação matemática do pedagogo no que envolve o desenvolvimento do pensamento algébrico com foco nos objetos de conhecimento que compõem a unidade temática álgebra da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) por meio de grupos focais. Neste contexto partimos da seguinte questão: frente às obrigações que o currículo coloca e a limitada quantidade de estudos voltados à formação de professores para o desenvolvimento do pensamento algébrico, quais práticas podem ser refletidas no intuito que melhores aprendizagens sejam desenvolvidas? A metodologia utilizada envolveu uma pesquisa participante de natureza básica a partir de uma abordagem qualitativa e exploratória do tipo estudo de caso. Como estrutura utilizamos os pressupostos teóricos da Sequência Fedathi (SF) na mediação com os cursistas, tendo como recursos o diário de bordo nas observações realizadas e a pesquisa em fontes bibliográfica na estruturação e sistematização dos elementos teóricos. Como técnica de coleta de informações, a partir das percepções e experiências dos pedagogos sobre como compreendiam e mediaram o pensamento algébrico utilizamos grupos focais de forma presencial e não presencial em três versões de um mesmo curso de extensão ocorridos em 2020, 2021 e 2022, de forma independente, respectivamente com dezenove, vinte e na última versão seis pedagogos da rede pública de ensino. Junto dos objetos de conhecimento contidos na BNCC, foram tratados nas formações; os conhecimentos trazidos pelos professores sobre o pensamento algébrico, as práticas de mediação com seus alunos e como tem ocorrido a formação continuada do professor. Como resultados identificamos que; os pedagogos associavam o ensino do pensamento algébrico ao uso de letras como incógnitas, suas práticas de mediação eram feitas da forma como compreenderam quando estudantes e a formação continuada ofertada não os permitiam reelaborar os conhecimentos específicos adquiridos na Educação Básica. Diante das ações desenvolvidas nos cursos de extensão foi possível atenuar estas dificuldades na formação dos professores ao ponto de destacar como resultados que; há a necessidade de repensar o processo de formação continuada de professores de modo que sejam constantes na prática dos docentes, que seus objetivos sejam voltados para a formação de investigadores matemáticos, tanto para os conhecimentos pedagógicos como os específicos e que este processo seja acompanhado por uma estrutura institucional que lhe dê condições de promover esta mudança concomitante a sua atuação como professor. Posto isto, concluímos que estes resultados contribuirão para a reflexão e elaboração de políticas de formação continuada de professores no que diz respeito ao desenvolvimento do pensamento algébrico com os seus alunos. |
Abstract: | Faced with the changes and reforms that have taken place in the structure of teaching in Brazil in relation to the teaching of algebra in the early years of elementary school, teacher training for the development of algebraic thinking has commonly been related to the practice of solving calculations with little or no meaning for the student, so before dealing with the students' understanding of this subject it is necessary to discuss how teacher training can be improved. Our aim was to analyze the mathematical training of teachers in terms of the development of algebraic thinking, focusing on the knowledge objects that make up the algebra thematic unit of the National Common Core Curriculum (BNCC) through focus groups. In this context, we started with the following question: given the obligations imposed by the curriculum and the limited number of studies aimed at teacher training for the development of algebraic thinking, what practices can be reflected on in order to develop better learning? The methodology used involved basic participant research based on a qualitative and exploratory case study approach. As a structure, we used the theoretical assumptions of the Fedathi Sequence (FS) to mediate with the course participants, using the logbook as a resource for the observations made and research into bibliographic sources to structure and systematize the theoretical elements. As an information-gathering technique, based on the pedagogues' perceptions and experiences of how they understood and mediated algebraic thinking, we used face-to-face and non-face-to-face focus groups in three versions of the same extension course that took place in 2020, 2021 and 2022, independently, respectively with nineteen, twenty and in the last version six pedagogues from the public school system. In addition to the knowledge objects contained in the BNCC, the training courses covered the teachers' knowledge of algebraic thinking, their mediation practices with their students and how the teachers' continuing education has been carried out. As a result, we identified that the teachers associated the teaching of algebraic thinking with the use of letters as unknowns, their mediation practices were carried out in the way they understood when they were students and the continuing training offered did not allow them to rework the specific knowledge acquired in Basic Education. As a result of the actions developed in the extension courses, it was possible to mitigate these difficulties in teacher training to the point of highlighting as results that; there is a need to rethink the process of continuing teacher training so that it is constant in the practice of teachers, that its objectives are focused on the training of mathematical researchers, both for pedagogical and specific knowledge and that this process is accompanied by an institutional structure that gives them the conditions to promote this change concomitant with their performance as a teacher. That said, we conclude that these results will contribute to reflection and the development of policies for continuing teacher training with regard to the development of algebraic thinking with their students. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76364 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/5010027323945728 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/3144508981197442 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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