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Tipo: TCC
Título : Desenvolvimento e validação do aplicativo: “explorando a geometria espacial”
Autor : Silva, Francisco Henrique Rocha
Tutor: Almeida Júnior, Fernando Rodrigues de
Palabras clave en portugués brasileño: Geometria espacial;Aplicativo educacional;Desenvolvimento de jogos;Realidade aumentada;Gamificação
Palabras clave en inglés: Spatial geometry;Educational app;Game development;Augmented reality;Gamification
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Fecha de publicación : 2023
Citación : SILVA, Francisco Henrique Rocha. Desenvolvimento e validação do aplicativo: “explorando a geometria espacial”. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) – Universidade Federal do Ceará, Campus de Sobral, Sobral, 2023.
Resumen en portugués brasileño: O aplicativo “Explorando a geometria espacial” foi desenvolvido para ser uma ferramenta educacional, que aborda os tópicos mais relevantes da geometria espacial por meio da divisão do conteúdo em seções. O aplicativo oferece mini games, conteúdos didáticos, modelos 3D em Realidade Aumentada (RA), e quizzes como forma de gamificar o conteúdo e tornar as aulas mais envolventes. Por meio do feedback, realizado por 24 alunos, foi revelado uma forte aceitação do aplicativo pelo público alvo, que é comprovado pelo System Usability Scale (Escala de usabilidade do sistema - SUS) com um resultado de 84.9, em uma escala de 0 a 100. Com os resultados desse feedback foi possível encontrar alguns pontos em que o aplicativo precisa ser melhorado e a validação da utilização da RA e gamificação como ferramentas cruciais para criação de um ambiente de aprendizado inovador e engajado.
Abstract: The application "Exploring Spatial Geometry" was developed as an educational tool addressing key topics in spatial geometry through content segmentation. The app provides mini-games, educational content, 3D models in Augmented Reality (AR), and quizzes to gamify the material and enhance class engagement. Feedback from 24 students revealed a strong acceptance of the app among the target audience, supported by a System Usability Scale (SUS) score of 84.9 on a scale of 0 to 100. Identified improvement areas from this feedback underscore the validation of AR and gamification as crucial tools for creating an innovative and engaging learning environment.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76343
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/3384565104870862
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/3820848779105833
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO-SOBRAL - Monografias

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