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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76343
Type: | TCC |
Title: | Desenvolvimento e validação do aplicativo: “explorando a geometria espacial” |
Authors: | Silva, Francisco Henrique Rocha |
Advisor: | Almeida Júnior, Fernando Rodrigues de |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Geometria espacial;Aplicativo educacional;Desenvolvimento de jogos;Realidade aumentada;Gamificação |
Keywords in English : | Spatial geometry;Educational app;Game development;Augmented reality;Gamification |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | SILVA, Francisco Henrique Rocha. Desenvolvimento e validação do aplicativo: “explorando a geometria espacial”. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) – Universidade Federal do Ceará, Campus de Sobral, Sobral, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O aplicativo “Explorando a geometria espacial” foi desenvolvido para ser uma ferramenta educacional, que aborda os tópicos mais relevantes da geometria espacial por meio da divisão do conteúdo em seções. O aplicativo oferece mini games, conteúdos didáticos, modelos 3D em Realidade Aumentada (RA), e quizzes como forma de gamificar o conteúdo e tornar as aulas mais envolventes. Por meio do feedback, realizado por 24 alunos, foi revelado uma forte aceitação do aplicativo pelo público alvo, que é comprovado pelo System Usability Scale (Escala de usabilidade do sistema - SUS) com um resultado de 84.9, em uma escala de 0 a 100. Com os resultados desse feedback foi possível encontrar alguns pontos em que o aplicativo precisa ser melhorado e a validação da utilização da RA e gamificação como ferramentas cruciais para criação de um ambiente de aprendizado inovador e engajado. |
Abstract: | The application "Exploring Spatial Geometry" was developed as an educational tool addressing key topics in spatial geometry through content segmentation. The app provides mini-games, educational content, 3D models in Augmented Reality (AR), and quizzes to gamify the material and enhance class engagement. Feedback from 24 students revealed a strong acceptance of the app among the target audience, supported by a System Usability Scale (SUS) score of 84.9 on a scale of 0 to 100. Identified improvement areas from this feedback underscore the validation of AR and gamification as crucial tools for creating an innovative and engaging learning environment. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76343 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/3384565104870862 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/3820848779105833 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO-SOBRAL - Monografias |
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