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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76300
Tipo: | Tese |
Título : | O Instituto da Memória do Povo Cearense (IMOPEC): entre experiências educativas e a defesa de direitos, da cultura e do patrimônio cultural (1988-2015) |
Autor : | Sales, Ana Cristina de |
Tutor: | Oliveira, Almir Leal de |
Palabras clave en portugués brasileño: | Casas da Memória;História oral;IMOPEC;Patrimônio cultural;Memória |
Palabras clave en inglés: | Houses of Memory;Oral history;Memory;Cultural heritage |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | SALES, Ana Cristina de. O Instituto da Memória do Povo Cearense (IMOPEC): entre experiências educativas e a defesa de direitos, da cultura e do patrimônio cultural (1988-2015). 2023. 279 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | Buscou-se na tese compreender a experiência educativa organizada e desenvolvida pelo Instituto da Memória do Povo Cearense (IMOPEC) entre os anos de 1988 a 2015, problematizando as ações desenvolvidas e as lutas perseguidas pela instituição, a fim de ressignificar a memória e o patrimônio cultural através dos movimentos sociais. O texto foi desenvolvido a partir das reflexões da História Social, dialogando com os conceitos de Educação Popular, Memória Social, Patrimônio Cultural e Movimentos Sociais. A pesquisa foi desenvolvida mediante o uso de fontes escritas e orais. Em relação às fontes de cunho escrito, destacaram-se: o boletim Raízes e a revista Propostas Alternativas, veículos de informações impressos, publicizados pelo Instituto como instrumento pedagógico de combate. Já o material a partir das narrativas orais foi elaborado por meio das artes da escuta e das relações com as pessoas que participaram da Instituição, dentre elas: sócios fundadores e membros do curso à distância “Memória e Patrimônio Cultural do Ceará”. O estudo indicou que o Instituto produziu uma série de materiais, registrados em boletins, revistas, fotos, vídeos, cartilhas, inventários e catálogos, que surgiram diante da necessidade de divulgar propostas e questionamentos sobre o Ceará e suas populações. Através desses registros, o IMOPEC buscou promover o protagonismo de diversos sujeitos ao dar-lhes a oportunidade de narrarem suas histórias e inseri-las na história do Ceará. Desse modo, a instituição se afirmou como uma voz denunciante das agressões sociais e culturais, direcionando seu discurso para o fortalecimento das lutas dos diversos atores esquecidos pela historiografia cearense. Assim, o IMOPEC se evidenciou como um coletivo político, oriundo de diferentes movimentos sociais sob uma forte, íntegra e diligente liderança e se constituiu como um Instituto para se provocar, se associar e atuar com extratos sociais atingidos por ações de governos neoliberais das décadas de 1990-2000 que alteraram significativamente suas formas de vida e sociabilidade, seja nas questões patrimoniais e/ou ambientais. |
Abstract: | The thesis aimed to understand the educational experience organized and developed by the Instituto da Memória do Povo Cearense (IMOPEC) between 1988 and 2015, problematizing the actions and the struggles pursued by the institution, in order to provide a new meaning to memory and cultural heritage through social movements. The text was developed based on reflections on Social History, dialoguing with the concepts of Popular Education, Social Memory, Cultural Heritage and Social Movements. The research was developed using written and oral sources. In relation to written sources, the following stood out the Raízes bulletin and the Propostas Alternativas magazine, printed information vehicles, published by the Institute as a combat pedagogical instrument. The material from the oral narratives was prepared through the arts of listening and relationships with people who participated in the Institution, including founding partners and members of the Distance Learning Course “Memory and Cultural Heritage of Ceará.” The study indicated that the Institute produced a series of materials, recorded in bulletins, magazines, photos, videos, booklets, inventories, and catalogues. These materials emerged in response to the need to publicize proposals and questions about Ceará and its communities. Through these records, IMOPEC sought to promote the protagonism of various subjects by giving them the opportunity to narrate their stories and insert them into the history of Ceará. In this way, the institution asserted itself as a voice denouncing social and cultural aggressions, directing its discourse towards strengthening the struggles of the various actors forgotten by the historiography of Ceará. Thus, IMOPEC demonstrated itself as a political collective, coming from different social movements under a strong, integral and diligent leadership and constituted itself as an Institute to provoke, associate and act with social strata affected by actions of neoliberal governments in the decades of 1990-2000 that significantly changed their forms of life and sociability, whether in terms of heritage and/or environmental issues. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76300 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/8195081707238814 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/0430368425974786 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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