Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76283
Tipo: Dissertação
Título : Conhecimento sobre desenvolvimento infantil por parte dos pais de crianças na primeira infância no estado do Ceará
Autor : Pessoa, Camila Figueiredo Gueiros
Tutor: Irffi, Guilherme Diniz
Palabras clave en portugués brasileño: Conhecimento;Desenvolvimento Infantil;Pais;KIDI
Palabras clave en inglés: Knowledge;Child development;Parents;KIDI
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Fecha de publicación : 2023
Citación : PESSOA, Camila Figueiredo Gueiros. Conhecimento sobre desenvolvimento infantil por parte dos pais de crianças na primeira infância no estado do Ceará. 2023. 41f. Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2023.
Resumen en portugués brasileño: O conhecimento sobre o desenvolvimento infantil é de suma importância para que pais e cuidadores possam contribuir para o desenvolvimento e crescimento infantil durante os primeiros anos de vida. Neste sentido, este trabalho investiga o conhecimento que pais possuem sobre desenvolvimento infantil, especificamente de crianças de até 3 anos de idade e, para isso, utiliza-se o Inventário do Conhecimento do Desenvolvimento Infantil (KIDI). A amostra participante da pesquisa apresentou um alto nível de escolaridade. Consistiu em mães de idade entre 26 e 49 anos e pais de 21 a 47 anos de idade. Em relação aos resultados, as mães tiveram um percentual de acerto de 71% e os pais tiveram desempenho de 69% nas questões do inventário. Os melhores resultados foram obtidos em assertivas relacionadas à categoria parentalidade (crenças, estratégias e comportamentos dos pais) e piores em termos de normas (períodos mais prováveis para aquisição de habilidades motoras, perceptuais e cognitivas). Sendo assim, é preciso disseminar mais informações e estratégias para apoiar o desenvolvimento de habilidades em casa.
Abstract: Knowledge about child development is of paramount importance for parents and caregivers to contribute to child development and growth during the first years of life. In this sense, this work investigates the knowledge that parents have about child development, specifically of children up to 3 years of age and, for this, the Child Development Knowledge Inventory (KIDI) is used. The participant sample of the research presented a high level of education. It consisted of mothers aged 26 to 49 years and fathers aged 21 to 47 years. Regarding the results, the mothers had a 71% success rate, and the fathers had a 69% performance in the inventory questions. The best results were obtained in assertions related to the parenting category (beliefs, strategies, and behaviors of parents) and worst in terms of norms (most likely periods for acquiring motor, perceptual and cognitive skills). Therefore, more information and strategies need to be disseminated to support skills development at home.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76283
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/2044565537976948
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/8821559850261716
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PEP - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_dis_cfgpessoa.pdf386,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.