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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76157
Tipo: | Tese |
Título : | "Infâncias desvalidas" nas instituições de acolhimento e educação: um estudo comparado entre Brasil e Portugal (1850-1930) |
Autor : | Carvalho, Thatianny Jasmine Castro Martins de |
Tutor: | Holanda, Patrícia Helena Carvalho |
Palabras clave en portugués brasileño: | Infâncias;Acolhimento;Educação;Pobreza |
Palabras clave en inglés: | Childhood;Reception;Education;Poverty |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | CARVALHO, Thatianny Jasmine Castro Martins de. "Infâncias desvalidas" nas instituições de acolhimento e educação: um estudo comparado entre Brasil e Portugal (1850-1930). 2023. 200 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | Esta pesquisa objetiva investigar a circulação dos discursos e as práticas de acolhimento e educação de Infâncias Desvalidas em instituições brasileiras e portuguesas, no período demarcado entre a segunda metade do século XIX e as primeiras três décadas do século XX. Tratase de um estudo comparado, que parte de balanço histórico/historiográfico e sociológico da temática da infância – Alves (2012), Araújo (2000), Àries (1986), Del Priore (2018), Elias (2011), Faria (2011), Lopes; Filho et al (2007), Martins (2014, 2016), Magalhães (2004), Rizzini (1997), Sarmento (2002, 2005, 2008), Pinto (1997), Venâncio (2010) – em conexão com a realidade de crianças órfãs, abandonadas e/ou “sem a sua infância” aquém e alémmar, no contexto pósabolição no cenário brasileiro, dentro de instituições pias, asilos e estabelecimentos que as acolhiam e educavam. Adota metodologia de pesquisa histórica, assentada em fontes documentais da segunda metade do século XIX até o período correspondente ao fim da Primeira República no Brasil (1930), localizadas no Arquivo Público do Piauí, na Biblioteca Nacional Brasileira, na Biblioteca Nacional de Portugal, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo e na Biblioteca da Casa Pia de Lisboa, que revelam lastros de infância desvalida relacionados com a escravidão e outras influências do processo colonizador. Considera que a categoria principal deste estudo – Infâncias – não está posta fora da existência social, política e cultural em tempo e espaço determinados; e que apenas no contato com estes, é que será possível desvelar, dentre tantas situações de infâncias, as marcas da infância excluída no Brasil e suas possíveis determinações, influências e/ou significados históricos, comparandoas com modos de ser criança em instituições com missões semelhantes; utiliza fontes primárias, literárias, demográficas, orais e imagéticas. A pesquisa está ancorada no pressuposto de que a variedade de sociabilidades e as transformações sociais, políticas e econômicas que atinge cada grupo social constrói uma ideia múltipla de infância, um jeito de ter (ou não) infância, possibilitando a presença ou ausência de direitos e/ou cuidados especiais, a existência ou inexistência de políticas públicas de assistência e educação. |
Abstract: | This research aims to investigate the circulation of discourses and practices of reception and education of Disabled Children in Brazilian and Portuguese institutions, in the period between the second half of the 19th century and the first three decades of the 20th century. This is a comparative study, which starts from a historical/historiographical and sociological balance of the theme of childhood Alves (2012), Araújo (2000), Àries (1986), Del Priore (2018), Elias (2011), Faria ( 2011), Lopes; Filho et al (2007), Martins (2014, 2016), Magalhães (2004), Rizzini (1997), Sarmento (2002, 2005, 2008), Pinto (1997), Venâncio (2010) – in connection with the reality of orphaned, abandoned and/or “without their childhood” children here and overseas, in the postabolition context in the Brazilian scenario, within pious institutions, asylums and establishments that welcomed and educated them . It adopts a historical research methodology, based on documentary sources from the second half of the 19th century to the period corresponding to the end of the First Republic in Brazil (1930), located in the Public Archive of Piauí, in the Brazilian National Library, in the National Library of Portugal, in the National Archive of Torre do Tombo and the Library of Casa Pia in Lisbon, which reveal traces of helpless childhood related to slavery and other influences of the colonizing process. Considers that the main category of this study – Childhood – is not placed outside of social, political and cultural existence in a determined time and space; and that only in contact with them will it be possible to reveal, among so many childhood situations, the marks of excluded childhood in Brazil and its possible determinations, influences and/or historical meanings, comparing them with ways of being a child in institutions with similar missions; uses primary, literary, demographic, oral and imagery sources. The research is anchored on the assumption that the variety of sociability and the social, political and economic transformations that affect each social group builds a multiple idea of childhood, a way of being or not being a child, enabling the presence or absence of rights and/or or special care, the existence or nonexistence of public assistance and education policies. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76157 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/8370653415430218 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/0578752312396260 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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