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Tipo: Tese
Título: Tecnologia audiovisual sobre testagem rápida anti-HIV para jovens negros
Autor(es): Mota, Nikaelly Pinheiro
Orientador: Galvão, Marli Teresinha Gimeniz
Palavras-chave em português: HIV;Testes de Diagnóstico Rápido;População Negra;Recursos Audiovisuais
Palavras-chave em inglês: HIV;Rapid Diagnostic Tests;Black People;Audiovisual Aids
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Data do documento: 2023
Citação: MOTA, Nikaelly Pinheiro. Tecnologia audiovisual sobre testagem rápida anti-HIV para jovens negros. 2023. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/76057. Acesso em: 02 fev. 2024.
Resumo: Os índices epidemiológicos apontam que pessoas jovens e negras são mais vulneráveis ao HIV, em decorrência de alguns fatores estarem mais prevalentes nesse grupo. Nesse sentido, objetivou-se construir e validar tecnologia audiovisual, do tipo vídeo educativo, sobre testagem rápida anti-HIV para jovens negros. Trata-se de um estudo metodológico (construção e validação) de uma tecnologia audiovisual, do tipo vídeo educativo. O percurso metodológico envolveu as seguintes etapas: pré-produção, produção e pós-produção, conforme recomendações de Kinden e Musburger (2005). Na pré-produção, ocorreu o desenvolvimento da revisão de escopo, do Storyline, do roteiro e validação do roteiro por juízes da saúde e público-alvo. Na etapa de produção, ocorreu a construção do vídeo e validação por especialistas da saúde e comunicação social. Na pós-produção ocorreu o compartilhamento do vídeo na plataforma do Youtube, WhatasApp e Instagram. No que se refere a etapa de validação do roteiro, participaram 13 juízes da saúde e dez jovens negros (público-alvo). Para validação de aparência e características técnicas do vídeo, participaram 12 juízes da saúde e sete juízes da comunicação social. O IVC total do instrumento de avaliação do roteiro foi 0,85, contudo, o valor do p foi igual a p=0,02 (IC95%: 0,80- 0,80). Assim, o roteiro passou por alterações após sugestões dos juízes, permitindo assim, seu aperfeiçoamento. Quanto à análise pelo público-alvo, o IVC total das respostas foi 0,96 (p=0,48; IC95%: 0,61-0,99), demonstrando a concordância em relação à adequabilidade do roteiro do vídeo. Na validação dos juízes da saúde no que se refere ao vídeo educativo, todos os itens individuais da avaliação tiveram IVC > 0,80 e IC > 80 %, cujo teste binomial, demonstrou concordância de todos os itens do instrumento de avaliação do vídeo, sendo todos os valores de p superiores a 0,05. Quanto à validação pelos juízes da comunicação, todos os domínios (conteúdo, audiovisual e personagens), apresentaram IVC > 0,80 e no teste binomial p > 0,05. O IVC total do vídeo foi de 0,90 (valor de p=0,38; IC 95%: 0,46-0,90), confirmando a adequabilidade e validade. O vídeo produzido apresentou duração de três minutos e 22 segundos, com design visual incluindo jovens negros, legenda e tradução em Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) para ampliar a acessibilidades de pessoas surdas. Dessa maneira, reforça-se que a tecnologia audiovisual desenvolvida e validada, pelo público-alvo, especialistas da saúde e comunicação social, contribuirá para ampliar ações de educação em saúde, contribuirá para reduzir o impacto do racismo no país por contemplar em seu design, também essa população para anunciar e motivar as testagens rápidas para HIV, além, de outras IST e HV envolvendo a população jovem e negra, e pode ser acessada em plataformas digitais online com amplo acesso de divulgação.
Abstract: Epidemiological indices indicate that young and black people are more vulnerable to HIV, as some factors are more prevalent in this group. In this sense, the objective was to build and validate audiovisual technology, such as an educational video, on rapid HIV testing for young black people. This is a methodological study (construction and validation) of an audiovisual technology, of the educational video type. The methodological path involved the following stages: pre-production, production and post-production, as recommended by Kinden and Musburger (2005). In pre-production, the development of the scope review, the Storyline, the script and validation of the script by health judges and target audience took place. In the production stage, the video was created and validated by health and social communication experts. In post-production, the video was shared on the YouTube, WhatasApp and Instagram platforms. Regarding the script validation stage, 13 health judges and ten young black people (target audience) participated. To validate the appearance and technical characteristics of the video, 12 health judges and seven social communication judges participated. The total CVI of the script evaluation instrument was 0.85, however, the p value was equal to p=0.02 (95%CI: 0.80- 0.80). Thus, the script underwent changes following suggestions from the judges, thus allowing it to be improved. Regarding the analysis by target audience, the total CVI of the responses was 0.96 (p=0.48; 95% CI: 0.61-0.99), demonstrating agreement regarding the suitability of the video script. In the validation of health judges regarding the educational video, all individual evaluation items had CVI > 0.80 and CI > 80%, whose binomial test demonstrated agreement of all items of the video evaluation instrument, being all p values greater than 0.05. Regarding validation by communication judges, all domains (content, audiovisual and characters) presented CVI > 0.80 and in the binomial test p > 0.05. The total CVI of the video was 0.90 (p value=0.38; 95% CI: 0.46-0.90), confirming the suitability and validity. The video produced lasted three minutes and 22 seconds, with visual design including young black people, subtitles and translation into Brazilian Sign Language (LIBRAS) to increase accessibility for deaf people. In this way, it is reinforced that the audiovisual technology developed and validated, by the target audience, health and social communication specialists, will contribute to expanding health education actions, will contribute to reducing the impact of racism in the country by including it in its design, also this population to announce and motivate rapid testing for HIV, in addition to other STIs and HV involving the young and black population, and can be accessed on online digital platforms with wide dissemination access.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76057
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0001-5224-446X
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/2725284361967936
ORCID do Orientador: http://orcid.org/0000-0003-3995-9107
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8090769371296465
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
Aparece nas coleções:DENF - Teses defendidas na UFC

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