Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76006
Tipo: TCC
Título : Ensino remoto emergencial e práticas docentes em Geografia no contexto da pandemia da Covid-19, em escola pública do município de Fortaleza - CE
Autor : Pereira, Maria Ivone Soares
Tutor: Barbosa, Maria Edivani Silva
Palabras clave en portugués brasileño: Covid-19;Docência;Ensino Remoto;Geografia;NTDIC’s
Palabras clave en inglés: Covid-19;Teaching;Remote Learning;Geography;NTDIC's
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Fecha de publicación : 2023
Citación : PEREIRA, Maria Ivone Soares. Ensino remoto emergencial e práticas docentes em Geografia no contexto da pandemia da Covid-19, em escola pública do município de Fortaleza - CE. 2023. 67 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Este estudo objetivou identificar a escolha das metodologias de ensino utilizadas pelos professores de Geografia no contexto do ERE, durante a pandemia da COVID-19, como finalidade apresentar novas estratégias de ensino e aprendizagem no conteúdo geográfico remoto. Como benefício, um novo olhar pedagógico sobre os recursos metodológicos digitais aplicados ao ERE. Os objetivos específicos contemplam: compreender os aspectos contextuais do ensino da Geografia; identificar a relevância da formação docente, na prática do ERE; apontar novas estratégias que auxiliem no ensino e aprendizagem do conteúdo geográfico remoto; e, analisar as metodologias utilizadas pelos professores de Geografia. O lócus da pesquisa foi uma escola pública da rede municipal de Fortaleza (CE), pertencente ao Distrito de Educação IV. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa descritiva, exploratória e bibliográfica. Identificou-se que, a partir do estudo, as metodologias de ensino utilizadas durante a pandemia da Covid-19 foram: o ERE e o ensino híbrido, com a utilização das NTDIC’s, associada as ferramentas de comunicação (Google Meet, WhatsApp), e Google Forms. Detectou-se neste caso, algumas dificuldades: a pouca participação e desinteresse por parte dos alunos nas aulas remotas, encontrar melhores formas de intercalar diversificadas metodologias ao ERE. Concluindo, o conhecimento teórico-metodológico se sobrepõe as escolhas metodológicas, nas práticas pedagógicas remotas e geográficas, dentre outras. Aliás, esse estudo carece de reflexões mais otimizadas ou futuros estudos.
Abstract: This study aimed to identify the choice of teaching methodologies used by Geography teachers in the context of ERE, during the COVID-19 pandemic, with the aim of presenting new teaching and learning strategies in remote geographic content. As a benefit, a new pedagogical look at digital methodological resources applied to ERE. The specific objectives include: understanding the contextual aspects of Geography teaching; identify the relevance of teacher training in the practice of ERE; point out new strategies that help in teaching and learning remote geographic content; and, analyze the methodologies used by Geography teachers. The research locus was a public school in the municipal network of Fortaleza (CE), belonging to Education District IV. This is research with a qualitative, descriptive, exploratory, and bibliographical approach. It was identified that, from the study, the teaching methodologies used during the Covid-19 pandemic were: ERE and hybrid teaching, with the use of NTDIC's, associated with communication tools (Google Meet, WhatsApp), and Google Forms. In this case, some difficulties were detected: little participation and lack of interest on the part of students in remote classes, finding better ways to combine different methodologies into the ERE. In conclusion, theoretical-methodological knowledge overlaps with methodological choices, in remote and geographical pedagogical practices, among others. In fact, this study requires more optimized reflections or future studies.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76006
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/6104723368550136
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_mispereira.pdf706,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.