Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75992
Type: TCC
Title: Espaço e economia urbana em Maranguape
Authors: Lima, Maria Eduarda Oliveira de
Advisor: Muniz, Alexsandra Maria Vieira
Keywords in Brazilian Portuguese : Maranguape;Indústria;Reestruturação;Comércio;Refuncionalização
Keywords in English : Maranguape;Industry;Restructuring;Commerce;Refunctionalization
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Issue Date: 2023
Citation: LIMA, Maria Eduarda Oliveira de. Espaço e economia urbana em Maranguape. 2023. 96 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: Maranguape é atualmente o quarto mais populoso município da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), assim como também ocupa a quarta posição em estabelecimentos comerciais e empresas industriais, indicativos da sua relevância econômica entre os 19 municípios membros da região. Ao longo dos séculos XIX e XX, período no qual a cultura algodoeira no Ceará estava em seu auge, o município figurava entre os principais produtores, cuja qualidade do algodão maranguapense era apreciada nacional e internacionalmente. O crescimento da cidade, atrelado a cotonicultura, foi notável, chegaram investimentos em estrutura urbana e também no setor industrial, como foi o caso da Fábrica Maranguape, pioneira do ramo têxtil no município. Sede de parte da história de desenvolvimento industrial local, a fábrica, em suas diferentes administrações, para além de sua importância na economia municipal e geração de empregos, foi um importante equipamento de ação social na comunidade. O trabalho, portanto, busca resgatar a importância econômica desse fixo, hoje refuncionalizado em um pátio comercial, trazendo luz ao destaque que o setor terciário alcançou e suas reverberações na produção do espaço. O objetivo geral é analisar a atuação e importância da Fábrica de Tecidos Maranguape (FATEMA) para a economia local, o impacto desse fixo ao longo do tempo e diante de sua refuncionalização para equipamento de expansão do setor terciário, um supermercado. Para essa pesquisa de abordagem quali-quantitativa, o plano metodológico se divide nas etapas de: Levantamento bibliográfico e documental; Consulta a informantes-chave; Levantamento de dados secundários acerca dos setores que nos interessam no estudo, como o industrial, comércio e serviços; Visitas de campo e, por fim; Sistematização das informações e escrita. Assim sendo, o trabalho tentou preencher as lacunas de estudo sobre esse fixo em Maranguape e propor uma discussão sobre a sua refuncionalização em equipamento do terciário, setor que ganhou força no centro da cidade nas últimas décadas.
Abstract: Maranguape is currently the fourth most populous municipality in the Fortaleza Metropolitan Region (RMF), and also ranks fourth in terms of commercial establishments and industrial companies, indicative of its economic importance among the 19 municipalities in the region. Throughout the 19th and 20th centuries, when cotton farming in Ceará was at its peak, the municipality was one of the main producers, and the quality of Maranguape's cotton was appreciated nationally and internationally. The city's growth, linked to cotton farming, was remarkable, and investments were made in urban structures and also in the industrial sector, as was the case with the Maranguape Factory, a pioneer in the textile industry in the municipality. Home to part of the history of local industrial development, the factory, in its different administrations, in addition to its importance to the municipal economy and job creation, was an important social action facility in the community. The study therefore seeks to understand the economic importance of this building, which has now been repurposed into a commercial courtyard, shedding light on the prominence that the tertiary sector has achieved and its reverberations in the production of space. The aim is to analyze the role and importance of the Maranguape Textile Factory (FATEMA) for the local economy, its impact over time and its refunctionalization into equipment for the expansion of the tertiary sector, a supermarket. For this qualitative-quantitative research, the methodological plan is divided into the following stages: Bibliographic and documentary survey; Consultation of key informants; Survey of secondary data about the sectors that interest us in the study, such as industrial, commerce and services; Field visits and, finally; Systematization of information and writing. In this way, the work attempted to fill in the gaps in the study of this building in Maranguape and propose a discussion on its refunctionalization into tertiary equipment, a sector that has gained strength in the city center in recent decades.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75992
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/2687573456320697
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/7536209121503356
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_tcc_meolima.pdf7,24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.