Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75930
Tipo: | Dissertação |
Título : | Aplicabilidade das linguagens documentárias e das leis de Ranganathan nos serviços de streaming de música |
Autor : | Sousa, Renato Camilo Aguiar de |
Tutor: | Cavati Sobrinho, Heliomar |
Palabras clave en portugués brasileño: | Representação do conhecimento;Linguagem documentária;Streaming de música - Spotify;Teoria da destruição criadora de Joseph Schumpeter |
Palabras clave en inglés: | Representation of knowledge;Documentary language;Music streaming - Spotify;Joseph Schumpeter's theory of creative destruction |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | SOUSA, Renato Camilo Aguiar de. Aplicabilidade das linguagens documentárias e das leis de Ranganathan nos serviços de streaming de música. 2023. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho trata do uso das Linguagens Documentárias (LD) nos serviços de streaming de música, baseado na análise da relação existente entre as Cinco Leis da Biblioteconomia criadas por Ranganathan (1931) e os conceitos norteadores de empresas de rápido crescimento em uma pequena margem de tempo, startups conhecidas como “unicórnios”, em especial a teoria da destruição criadora de Joseph Schumpeter (1911). O objetivo geral deste trabalho é pesquisar a construção de uma LD no serviço de base dos usuários do streaming Spotify, objeto do estudo de caso desta pesquisa. Somam-se a ele os seguintes objetivos específicos: pesquisar a área de Representação do Conhecimento na Ciência da Informação (CI), onde as LDs estão inseridas; analisar o contexto do objeto de pesquisa com estudos sobre as empresas “unicórnios”, a base de dados musicais dos usuários fortalezenses, além das Cinco Leis de Ranganathan e apresentar a proposta de uma LD nos serviços de base de dados dos usuários fortalezenses do Spotify. Para isto, a pesquisa possui características de natureza bibliográfica e descritiva para auxiliar na compreensão das diretrizes que operam na relação entre o usuário e a informação sonora dentro da CI, observando também a importância da compreensão do perfil deste usuário. Utiliza-se também do Modelo Metodológico Integrado para Construção de Tesauro” elaborado por Cervantes (2009) e da tese do professor Heliomar Cavati Sobrinho (2014) para a construção da Linguagem Documentária e a coleta de termos é realizada em três listas de reprodução do streaming de música. Conclui-se a partir do que foi trabalhado a existência de uma interseção entre as leis de Ranganathan e a teoria da destruição criadora de Joseph Schumpeter nos serviços de streaming, sendo essa relação observada no modelo de negócio e as semelhanças na forma de organização, catalogação e recuperação da informação musical aplicada nestes serviços com as baseadas na representação documentária, conforme é demonstrado ao fim do trabalho com a construção do tesauro com termos fortalezenses de maneira a ser replicado em diferentes termos regionais, podendo facilitar buscas personalizadas nos serviços de streaming. |
Abstract: | This work deals with the use of Documentary Languages (LD) in music streaming services, based on the analysis of the relationship between the Five Laws of Librarianship created by Ranganathan (1931) and the guiding concepts of fast-growing companies within a small margin of time, startups known as “unicorns”, especially Joseph Schumpeter’s theory of creative destruction (1911). The general objective of this work is to research the construction of an DL in the base service of Spotify streaming users, the object of this research's case study. Added to it are the following specific objectives: researching the area of Knowledge Representation in Information Science (CI), where LDs are inserted; analyze the context of the research object with studies on “unicorn” companies, the musical database of users from Fortaleza, in addition to the Five Laws of Ranganathan and present the proposal for an LD in the database services of Spotify users from Fortaleza. For this, the research has characteristics of a bibliographic and descriptive nature to assist in understanding the guidelines that operate in the relationship between the user and sound information within the CI, also observing the importance of understanding this user's profile. It also uses the Integrated Methodological Model for Thesaurus Construction” developed by Cervantes (2009) and the thesis by professor Heliomar Cavati Sobrinho (2014) for the construction of Documentary Language and the collection of terms is carried out in three streaming playlists of music. It is concluded from what was worked on that there is an intersection between Ranganathan's laws and Joseph Schumpeter's theory of creative destruction in streaming services, with this relationship being observed in the business model and the similarities in the form of organization, cataloging and recovery of musical information applied in these services with that based on documentary representation, as demonstrated at the end of the work with the construction of the thesaurus with Fortaleza terms in order to be replicated in different regional terms, which can facilitate personalized searches on streaming services. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75930 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGCI - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_rcasousa.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.