Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75930
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCavati Sobrinho, Heliomar-
dc.contributor.authorSousa, Renato Camilo Aguiar de-
dc.date.accessioned2024-01-22T16:19:33Z-
dc.date.available2024-01-22T16:19:33Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSOUSA, Renato Camilo Aguiar de. Aplicabilidade das linguagens documentárias e das leis de Ranganathan nos serviços de streaming de música. 2023. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75930-
dc.description.abstractThis work deals with the use of Documentary Languages (LD) in music streaming services, based on the analysis of the relationship between the Five Laws of Librarianship created by Ranganathan (1931) and the guiding concepts of fast-growing companies within a small margin of time, startups known as “unicorns”, especially Joseph Schumpeter’s theory of creative destruction (1911). The general objective of this work is to research the construction of an DL in the base service of Spotify streaming users, the object of this research's case study. Added to it are the following specific objectives: researching the area of Knowledge Representation in Information Science (CI), where LDs are inserted; analyze the context of the research object with studies on “unicorn” companies, the musical database of users from Fortaleza, in addition to the Five Laws of Ranganathan and present the proposal for an LD in the database services of Spotify users from Fortaleza. For this, the research has characteristics of a bibliographic and descriptive nature to assist in understanding the guidelines that operate in the relationship between the user and sound information within the CI, also observing the importance of understanding this user's profile. It also uses the Integrated Methodological Model for Thesaurus Construction” developed by Cervantes (2009) and the thesis by professor Heliomar Cavati Sobrinho (2014) for the construction of Documentary Language and the collection of terms is carried out in three streaming playlists of music. It is concluded from what was worked on that there is an intersection between Ranganathan's laws and Joseph Schumpeter's theory of creative destruction in streaming services, with this relationship being observed in the business model and the similarities in the form of organization, cataloging and recovery of musical information applied in these services with that based on documentary representation, as demonstrated at the end of the work with the construction of the thesaurus with Fortaleza terms in order to be replicated in different regional terms, which can facilitate personalized searches on streaming services.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAplicabilidade das linguagens documentárias e das leis de Ranganathan nos serviços de streaming de músicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho trata do uso das Linguagens Documentárias (LD) nos serviços de streaming de música, baseado na análise da relação existente entre as Cinco Leis da Biblioteconomia criadas por Ranganathan (1931) e os conceitos norteadores de empresas de rápido crescimento em uma pequena margem de tempo, startups conhecidas como “unicórnios”, em especial a teoria da destruição criadora de Joseph Schumpeter (1911). O objetivo geral deste trabalho é pesquisar a construção de uma LD no serviço de base dos usuários do streaming Spotify, objeto do estudo de caso desta pesquisa. Somam-se a ele os seguintes objetivos específicos: pesquisar a área de Representação do Conhecimento na Ciência da Informação (CI), onde as LDs estão inseridas; analisar o contexto do objeto de pesquisa com estudos sobre as empresas “unicórnios”, a base de dados musicais dos usuários fortalezenses, além das Cinco Leis de Ranganathan e apresentar a proposta de uma LD nos serviços de base de dados dos usuários fortalezenses do Spotify. Para isto, a pesquisa possui características de natureza bibliográfica e descritiva para auxiliar na compreensão das diretrizes que operam na relação entre o usuário e a informação sonora dentro da CI, observando também a importância da compreensão do perfil deste usuário. Utiliza-se também do Modelo Metodológico Integrado para Construção de Tesauro” elaborado por Cervantes (2009) e da tese do professor Heliomar Cavati Sobrinho (2014) para a construção da Linguagem Documentária e a coleta de termos é realizada em três listas de reprodução do streaming de música. Conclui-se a partir do que foi trabalhado a existência de uma interseção entre as leis de Ranganathan e a teoria da destruição criadora de Joseph Schumpeter nos serviços de streaming, sendo essa relação observada no modelo de negócio e as semelhanças na forma de organização, catalogação e recuperação da informação musical aplicada nestes serviços com as baseadas na representação documentária, conforme é demonstrado ao fim do trabalho com a construção do tesauro com termos fortalezenses de maneira a ser replicado em diferentes termos regionais, podendo facilitar buscas personalizadas nos serviços de streaming.pt_BR
dc.subject.ptbrRepresentação do conhecimentopt_BR
dc.subject.ptbrLinguagem documentáriapt_BR
dc.subject.ptbrStreaming de música - Spotifypt_BR
dc.subject.ptbrTeoria da destruição criadora de Joseph Schumpeterpt_BR
dc.subject.enRepresentation of knowledgept_BR
dc.subject.enDocumentary languagept_BR
dc.subject.enMusic streaming - Spotifypt_BR
dc.subject.enJoseph Schumpeter's theory of creative destructionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
local.date.available2024-01-22-
Aparece nas coleções:PPGCI - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_rcasousa.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.