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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75739
Type: | Dissertação |
Title: | Aprender a (re)escrever: o processo de construção do habitus escritural acadêmico de alunos ingressantes do Curso de Pedagogia da UFC |
Authors: | Franklin, Sue Ellen Guimarães dos Santos |
Advisor: | Dieb, Messias Holanda |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Escrita acadêmica;Habitus de escrita;Relação com a escrita |
Keywords in English : | Academic writing;Writing habitus;Related to writing |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | FRANKLIN, Sue Ellen Guimarães dos Santos. Aprender a (re)escrever: o processo de construção do habitus escritural acadêmico de alunos ingressantes do Curso de Pedagogia da UFC. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Nesta pesquisa, analisei o processo de construção do habitus de escrita acadêmica entre estudantes ingressantes no curso de Pedagogia da UFC, descrevendo as disposições integrantes desse habitus e o auxílio delas na reivindicação de uma identidade de escritor acadêmico. Como principais fontes teóricas, utilizei discussões de Vygotsky (2007; 2009) acerca da escolarização, bem como a noção de relação com a escrita de Barréde Miniac (2002; 2006), a abordagem sobre os letramentos acadêmicos de Lea e Street (2014) e os conceitos de habitus, campo e capital cultural de Bourdieu (1993; 2001; 2004; 2008). Como metodologia, foram considerados traços da abordagem etnográfica de pesquisa e da pesquisa (auto)biográfica, através das seguintes técnicas de construção de dados: observação participante, balanço do saber (Charlot, 2009) e entrevista semiestruturada, as quais foram realizadas com estudantes recémingressos na universidade, tanto ao longo do primeiro semestre do curso como depois que o já tinham concluído. A análise dos dados permite concluir que as disposições que ajudaram a constituir os habitus de escrita dos estudantes estão direcionadas às relações sociais e de poder advindas do campo familiar e escolar, a partir dos quais eles concebem a escrita, na grande maioria das vezes, como um dom ou domínio de uma técnica com finalidade avaliativa. Ao chegarem à Universidade, há um processo de reconfiguração nas disposições incorporadas ao longo das trajetórias escolares dos estudantes, ao qual se incorporam novas disposições quanto aos seus modos de sentir, pensar e agir em relação a essa prática social chamada escrita acadêmica. Um exemplo dessas reconfigurações é que, agora, para além de regras gramaticais e padrões da língua portuguesa, eles precisam também dar conta das normas da ABNT e de fundamentar suas afirmações em leituras provenientes da própria comunidade acadêmica. Portanto, ao reconstruírem seus habitus escriturais acadêmicos, os estudantes passam a se relacionar com a escrita buscando delinear uma identidade/condição de escritor em que sabe se comunicar com seus pares, bem como interagir com as relações de poder presentes no campo acadêmico e com os significados atribuídos à escrita como um capital cultural nesse novo espaço de relações que se descortina para eles. |
Abstract: | In this research, I analyzed the process of construction of the academic writing habitus among students entering the Pedagogy course at UFC, describing the dispositions that build this habitus concept and their assistance in the claiming of an identity as an academic writer. As the main theoretical sources, we used speeches by Vygotsky (2007; 2009) about schooling, as well as the notion of relationship with writing by Barré-de Miniac (2002; 2006), the approach to academic literacies by Lea and Street (2014 ) and Bourdieu's concepts of habitus, field and cultural capital (1993; 2001; 2004; 2008). As a methodology, traces of the ethnographic research approach and (auto)biographical research were considered, through the following data construction techniques: participant observation, balance of knowledge (Charlot, 2009) and semi-structured interviews, which were carried out with beginner students in university, both during the first semester of the course and after having already completed it. Data analysis allows us to conclude that the dispositions that helped to constitute the students' writing habitus are guided to social and power relations arising from the family and school ambience, from which they conceive writing, in the most cases, as a gift or mastery of a technique with an evaluative purpose. When arriving at the University, there is a process of reconfiguration in the dispositions incorporated throughout the students' school trajectories, which incorporates new dispositions regarding their ways of feeling, thinking and acting in relation to this social practice called academic writing. An example of these reconfigurations is that, now, in addition to grammatical rules and standards of the Portuguese language, they also need to take account of ABNT standards and base their statements on readings from the academic community itself. So, when reconstructing their academic writing habitus, students begin to relate to writing, trying to design an identity/condition as a writer in which they know how to communicate with their peers, as well as interact with the power relations present in the academic field and with the meanings attributed to writing as cultural capital in this new space of relationships that is opening up for them. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75739 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/4729675669995125 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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