Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75645
Tipo: Dissertação
Título: Sistema de posicionamento global, GPS: uma alternativa para o ensino de Geometria Analítica no Ensino Médio.
Título em inglês: Global Positioning System, GPS: an alternative for teaching Analytic Geometry in High School
Autor(es): Santos, Antonio de Pádua do Nascimento
Orientador: Melo, Marcelo Ferreira de
Palavras-chave em português: Geometria analítica – Estudo e ensino;Sistema de Posicionamento Global;Relatividade geral (Física);Relatividade restrita (Física);Tecnologia educacional
Palavras-chave em inglês: Analytic geometry – Study and teaching;Global Positioning System;General relativity (Physics);Special relativity (Physics);Educational technology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Data do documento: 2023
Citação: SANTOS, Antonio de Pádua do Nascimento. Sistema de posicionamento global, GPS: uma alternativa para o ensino de geometria analítica no ensino médio. 2023. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: O presente trabalho é uma tentativa de apresentar uma nova metodologia de ensino, mostrando como apresentar parte do conteúdo de Geometria Analítica para as turmas de 3o ano do Ensino Médio. E isto usando uma ferramenta tecnológica mundialmente conhecida que é um dos sistemas de navegação posicional por satélite, o sistema GPS. De início explicamos a motivação para a escolha desse assunto e tratamos de dar a sua definição, história e funcionamento. Em seguida falamos dos métodos tradicionais de exposição do conteúdo de Geometria Analítica e, por fim, falamos sobre a metodologia que é produto dessa dissertação. O trabalho de pesquisa foi árduo, principalmente no momento de expor a parte que trata de como a relatividade de Einstein se torna parte indispensável ao funcionamento da ferramenta GPS. Como o assunto aborda a compreensão de assuntos que estão além do escopo de entendimento de uma turma do ensino médio, optou–se por simplificar o conteúdo e não entrar em partes complexas da matéria.
Abstract: The present work is an attempt to present a new teaching methodology, showing how to present part of the content of Analytical Geometry for the 3rd year classes of High School. And this using a world-renowned technological tool which is one of the satellite positional navigation systems, the GPS system. At first, we explain the motivation for choosing this subject and try to give its definition, history and functioning. Then we talk about the traditional methods of exposing the content of Analytical Geometry and finally we talk about the methodology that is the product of this dissertation. The research work was hard, especially when it came to exposing the part that deals with how Einstein's relativity becomes an indispensable part of the functioning of the GPS tool. As the subject addresses the understanding of subjects that are beyond the scope of understanding of a high school class, it was decided to simplify the content and not go into complex parts of the subject.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75645
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/4072557294790148
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5064883781827911
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_apnsantos.pdfDissertação de Antonio de Pádua do Nascimento Santos3,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.