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Tipo: Dissertação
Título: “Silenciada fui, poesia sou”: narrativas poéticas de mulheres negras da cena do slam no interior cearense
Título em inglês: "I was silenced, i am poetry”: women’s poetic narratives negras from the slam scene in the interior cearense
Autor(es): Oliveira, Geovana Dara Pereira de
Orientador: Lima, Aluísio Ferreira de
Palavras-chave em português: Mulheres negras;Poesia;Interseccionalidade;Psicologia Social;Slam
Palavras-chave em inglês: Black women;Poetry;Intersectionality;Social Psychology;Slam
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Data do documento: 2023
Citação: OLIVEIRA, Geovana Dara Pereira de. "I was silenced, i am poetry”: women’s poetic narratives negras from the slam scene in the interior cearense. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Essa dissertação discute as articulações da poesia e da escrita nos processos identitários de mulheres negras que compõem a cena do slam das minas na região do Ceará. Teve como metodologia um estudo de narrativas de história de vida e uma análise interseccional, a partir do relato de duas mulheres negras poetas que participam da cena do slam das minas. Conta com um arcabouço teórico composto majoritariamente de autoras negras, do campo do feminismo negro, tecendo discussões a partir de um viés interseccional, sobre o processo de silenciamento de mulheres negras, a escrita como arma de luta, processos de aquilombamento através dos movimentos culturais e a vivência da personagem poeta como uma identidade, sob a ótica da Psicologia Social Crítica que consegue usurpar as perspectivas fetichizadas e aniquilantes pressupostas para a experiência de mulheres negras.
Abstract: This dissertation discusses the intersections of poetry and writing in the identity processes of black women who are part of the slam scene in the Ceará region. Its methodology involved a study of life history narratives and an intersectional analysis based on the accounts of two black women poets participating in the slam scene. The theoretical framework predominantly comprises works by black authors within the field of black feminism. It weaves discussions from an intersectional perspective about the silencing of black women, writing as a tool of resistance, processes of community building through cultural movements, and the lived experience of the poet as an identity. This is viewed through the lens of Critical Social Psychology, which aims to challenge the fetishized and annihilating perspectives imposed on the experiences of black women.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75638
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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