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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75638
Tipo: | Dissertação |
Título : | “Silenciada fui, poesia sou”: narrativas poéticas de mulheres negras da cena do slam no interior cearense |
Título en inglés: | "I was silenced, i am poetry”: women’s poetic narratives negras from the slam scene in the interior cearense |
Autor : | Oliveira, Geovana Dara Pereira de |
Tutor: | Lima, Aluísio Ferreira de |
Palabras clave en portugués brasileño: | Mulheres negras;Poesia;Interseccionalidade;Psicologia Social;Slam |
Palabras clave en inglés: | Black women;Poetry;Intersectionality;Social Psychology;Slam |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | OLIVEIRA, Geovana Dara Pereira de. "I was silenced, i am poetry”: women’s poetic narratives negras from the slam scene in the interior cearense. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | Essa dissertação discute as articulações da poesia e da escrita nos processos identitários de mulheres negras que compõem a cena do slam das minas na região do Ceará. Teve como metodologia um estudo de narrativas de história de vida e uma análise interseccional, a partir do relato de duas mulheres negras poetas que participam da cena do slam das minas. Conta com um arcabouço teórico composto majoritariamente de autoras negras, do campo do feminismo negro, tecendo discussões a partir de um viés interseccional, sobre o processo de silenciamento de mulheres negras, a escrita como arma de luta, processos de aquilombamento através dos movimentos culturais e a vivência da personagem poeta como uma identidade, sob a ótica da Psicologia Social Crítica que consegue usurpar as perspectivas fetichizadas e aniquilantes pressupostas para a experiência de mulheres negras. |
Abstract: | This dissertation discusses the intersections of poetry and writing in the identity processes of black women who are part of the slam scene in the Ceará region. Its methodology involved a study of life history narratives and an intersectional analysis based on the accounts of two black women poets participating in the slam scene. The theoretical framework predominantly comprises works by black authors within the field of black feminism. It weaves discussions from an intersectional perspective about the silencing of black women, writing as a tool of resistance, processes of community building through cultural movements, and the lived experience of the poet as an identity. This is viewed through the lens of Critical Social Psychology, which aims to challenge the fetishized and annihilating perspectives imposed on the experiences of black women. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75638 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGP - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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