Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75629
Tipo: | Tese |
Título: | Às palavras, cidadãos: o debate competitivo como instrumento de ensino para cidadania |
Autor(es): | Caxilé, Priscila Soares |
Orientador: | Serafim, Mônica de Souza |
Palavras-chave em português: | Argumentação;Debate competitivo;Letramento cidadão |
Palavras-chave em inglês: | Argumentation;Competitive debate;Citizen literacy |
Palavras-chave em espanhol: | Argumentación;Debate competitivo;Literacidad ciudadana |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | SOARES, Priscila Caxilé. Às palavras, cidadãos: o debate competitivo como instrumento de ensino para cidadania. 2023. 179 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | Nesta tese acredito que é necessário desenvolver a construção da argumentação, através da didatização de gêneros orais, para alunos do ensino médio, visando o desenvolvimento da formação cidadã. A partir disso, temos como objetivo principal analisar a construção da argumentação de alunos do Ensino Médio, por meio do Debate Competitivo, visando o desenvolvimento do letramento cidadão. Para tanto, elaboramos uma sequência didática, com base no modelo proposto por Schneuwly, Dolz e Noverraz (2004), para didatizar o ensino do gênero oral argumentativo Debate competitivo. Além disso, objetivamos mostrar que o ensino sistemático desse gênero, a partir de uma sequência didática à luz do letramento cidadão e da Nova Retórica de Perelman e Tyteca (2014), contribui para o desenvolvimento da argumentação e do letramento cidadão, conceito formulado por nós com base em Cosson (2015). Buscamos, ainda: a) elaborar, à luz do letramento cidadão e da Nova Retórica, uma sequência didática para o trabalho do gênero textual Debate Competitivo em sala de aula do Ensino Médio; b) descrever os aspectos textuais e paralinguísticos do gênero Debate Competitivo; e c) analisar os movimentos retóricos e as estratégias argumentativas utilizadas pelos alunos na produção desse gênero. Metodologicamente, seguimos os seguintes passos: formulação e aplicação da sequência didática, aplicação de um questionário para verificação de práticas argumentativas em que os alunos já tiveram participação; descrição dos aspectos textuais e paralinguísticos dos debates competitivos realizados durante a sequência didática e análise dos tipos de argumentos apresentados durante os debates competitivos produzidos pelos alunos. Em síntese, como considerações finais, observamos que houve uma mudança significativa na organização e no desenvolvimento da argumentação ao longo da sequência didática, após a análise das duas produções do gênero oral Debate competitivo. Elas foram realizadas no início e no final da sequência didática proposta, apresentada através de módulos, na qual conseguimos propor estratégias didáticas que contribuíssem para o desenvolvimento dos aspectos linguísticos presentes no gênero oral, como por exemplo, o uso dos marcadores conversacionais, até a estruturação do gênero oral Debate competitivo. Dessa forma, concluímos que a competência argumentativa e a produção de um gênero oral podem ser desenvolvidas de modo sistemático, e que o ensino da competência argumentativa, por meio do gênero oral Debate competitivo, é um forte instrumento de ensino que colabora, significativamente, para o desenvolvimento do letramento/formação cidadã em sala de aula. |
Abstract: | The present thesis believes that it is necessary to develop the construction of argumentation, through the teaching of oral genres, for high school students, aiming at the development of citizenship education. From this, our main objective is to analyze the construction of arguments by high school students, through the Competitive Debate, aspiring the development of citizen literacy. For that, we developed a didactic sequence, based on the model proposed by Schneuwly, Dolz and Noverraz (2004), to make the teaching of the argumentative oral genre Competitive Debate more didactic. In addition, we aim to show that the systematic teaching of this genre, based on a didactic sequence in the light of citizen literacy and the New Rhetoric by Perelman and Tyteca (2014), contributes to the development of argumentation and citizen literacy, a concept formulated by us based on Cosson (2015). We also seek to: a) elaborate, in the light of citizen literacy and the New Rhetoric, a didactic sequence for the work of the Competitive Debate textual genre in the High School classroom; b) describe the textual and paralinguistic aspects of the Competitive Debate genre; and c) analyze the rhetorical movements and argumentative strategies used by students in the production of this genre. Methodologically, we followed the following steps: formulation and application of the didactic sequence, application of a test to verify argumentative practices in which students had already participated; description of the textual and paralinguistic aspects of the competitive debates carried out during the didactic sequence and analysis of the types of arguments presented during the competitive debates produced by the students. In summary, as final considerations, we observed that there was a significant change in the organization and development of the argumentation throughout the didactic sequence, after analyzing the two productions of the oral genre Competitive Debate. They were carried out at the beginning and at the end of the proposed didactic sequence, presented through modules, in which we were able to propose didactic strategies that contributed to the development of the linguistic aspects present in the oral genre, such as the use of conversational markers, up to the structuring of the oral genre Competitive debate. In this way, we conclude that the argumentative competence and the production of an oral genre can be improved in a systematic way, and that the teaching of the argumentative competence, through the oral genre Competitive Debate, is a strong teaching instrument that contributes, significantly, to the development of literacy/citizen education in the classroom. |
Resumen: | La presente tesis cree que es necesario desarrollar la construcción de la argumentación, a través de la didactización de géneros orales, para alumnos de la enseñanza media, visando el desarrollo de la formación ciudadana. A partir de eso, tenemos como objetivo principal analizar la construcción de la argumentación de alumnos de la Enseñanza Media, a través del Debate Competitivo, visando el desarrollo de la literacidad ciudadana. Para eso, desarrollamos una secuencia didáctica, con base en el modelo propuesto por Schneuwly, Dolz y Noverraz (2004), para didactizar la enseñanza del género oral argumentativo Debate competitivo. Además, objetivamos mostrar que la enseñanza sistemática de ese género, a partir de una secuencia didáctica a la luz de la literacidad ciudadana y de la Nueva Retórica de Perelman y Tyteca (2014), contribuye al desarrollo de la argumentación y de la literacidad ciudadana, concepto este que formulamos con base en Cosson (2015). También buscamos: a) elaborar, a la luz de la literacidad ciudadana y de la Nueva Retórica, una secuencia didáctica para el trabajo del género textual Debate Competitivo en el aula de la Enseñanza Media; b) describir los aspectos textuales y paralingüísticos del género Debate Competitivo; y c) analizar los movimientos retóricos y las estrategias argumentativas utilizadas por los alumnos en la producción de ese género. Metodológicamente, seguimos los siguientes pasos: formulación y aplicación de la secuencia didáctica, aplicación de un cuestionario para verificación de prácticas argumentativas en las que los alumnos ya habían participado; descripción de los aspectos textuales y paralingüísticos de los debates competitivos realizados durante la secuencia didáctica y análisis de los tipos de argumentos presentados durante los debates competitivos producidos por los alumnos. En resumen, como consideraciones finales, observamos que hubo un cambio significativo en la organización y en el desarrollo de la argumentación a lo largo de la secuencia didáctica, tras el análisis de las dos producciones del género oral Debate competitivo. Ellas fueron realizadas al inicio y al final de la secuencia didáctica propuesta, presentada a través de módulos, en la que conseguimos proponer estrategias didácticas que contribuyeran para el desarrollo de los aspectos lingüísticos presentes en el género oral, como por ejemplo, el uso de los marcadores conversacionales, a la estructuración del género oral Debate competitivo. De esa forma, concluimos que la competencia argumentativa y la producción de un género oral pueden ser desarrolladas de modo sistemático, y que la enseñanza de la competencia argumentativa, a través del género oral Debate competitivo, es un fuerte instrumento de enseñanza que contribuye, significativamente, para el desarrollo de la literacidad/formación ciudadana en el aula. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75629 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/7517426826536891 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/3137228410037896 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGL - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tese_pcsoares.pdf | 3,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.