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Tipo: TCC
Título : Guerras de sol & pedra : fantasia, wargame e storytelling, como Quixadá se transformou em Galiedra
Autor : Queiroz, David Yvinis Martins de
Tutor: Oliveira Filho, João Vilnei de
Palabras clave en portugués brasileño: Design de jogos;arte de contar histórias;wargame;jogos de tabuleiro;fantasia
Fecha de publicación : 2023
Citación : QUEIROZ, David Yvinis Martins de. Guerras de sol & pedra : fantasia, wargame e storytelling, como Quixadá se transformou em Galiedra. 2023. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Com o objetivo de criar um jogo que envolvesse aspectos culturais de Quixadá e a utilização de ferramentas para construção de storytelling, foi levantada a proposta da criação de um jogo chamado Guerras de Sol & Pedra. Iniciando com o desejo de unir a paixão por culturas estrangeiras, animes, RPG de mesa e a formação em Design Digital, este projeto se desenvolveu como uma forma de unir elementos da história e cultura de Quixadá a um universo fantástico, visando, como consequência, atrair mais pessoas para o contexto cultural da cidade. Seguindo uma metodologia adaptada, o projeto foi elaborado em quatro etapas, Imersão, Concepção, Detalhamento e Produção. Sendo a primeira responsável pela pesquisa e coleta de informações. A segunda consistindo na criação de um esqueleto e direcionamento criativo. A terceira sendo composta pela escrita criativa e toda a descrição do mundo, utilizando os dados e propostas criadas nas etapas anteriores. A última etapa sendo responsável pela finalização, refinamento da escrita e produção de todos os elementos visuais. Desse modo, este projeto desenvolveu um livreto que compila a história do continente principal do jogo, Galiedra, a descrição das raças jogáveis, representação das localidades importantes em um mapa e ilustrações do mundo ficcional. Sendo realizado em conjunto ao projeto Guerras de Sol & Pedra: Criação de um wargame acessível para a comunidade jovem quixadaense, elabora por João Victor Serra Souza, que criou e compilou em seu trabalho a parte mecânica do jogo, tornando possivel sua jogatina. Construindo assim um jogo de tabuleiro acessível ao público quixadaense, servindo como introdução ao gênero de Wargame e incentivando o aspecto criativo no desenvolvimento de jogos na cidade.
Abstract: With the aim of creating a game that involved cultural aspects of Quixadá and the use of tools for storytelling construction, the proposal to create a game called Guerras de Sol & Pedra was put forward. Beginning with the desire to unite the passion for foreign cultures, anime, tabletop RPG, and a background in Digital Design, this project evolved as a way to merge elements of Quixadá's history and culture into a fantastical universe, ultimately seeking to attract more people to the city's cultural context. Following an adapted methodology, the project was developed in four stages: Immersion, Conception, Detailing, and Production. The first stage involved research and information gathering. The second consisted of creating a framework and creative direction. The third phase involved creative writing and the complete description of the world, utilizing the data and proposals created in the previous stages. The final stage was responsible for completion, refining the writing, and producing all visual elements. Thus, this project developed a booklet that compiles the history of the main continent of the game, Galiedra, the description of playable races, representation of important locations on a map, and illustrations of the fictional world. This was done in conjunction with the Guerras de Sol & Pedra: Criação de um wargame acessível para a comunidade jovem quixadaense, elaborated by João Victor Serra Souza, who created and compiled the game's mechanical part in his work, making its gameplay possible. This thereby constructed a board game accessible to the Quixadá public, serving as an introduction to the wargame genre and encouraging creative aspects in game development in the city.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75540
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/7212307806105123
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DESIGN DIGITAL - QUIXADÁ - Monografias

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