Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75487
Tipo: | TCC |
Título : | Livro didático de Geografia e o PNLD: uma análise dos conteúdos no 6º ano do ensino fundamental |
Autor : | Viana, Alan Zeno Martins |
Tutor: | Barbosa, Maria Edivani Silva |
Palabras clave en portugués brasileño: | Livro Didático;Ensino de Geografia;PNLD;BNCC |
Palabras clave en inglés: | Geography;Evaluation;National Program of Textbook |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | VIANA, Alan Zeno Martins. Livro didático de Geografia e o PNLD: uma análise dos conteúdos no 6º ano do ensino fundamental. 2023. 46 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | A presente pesquisa objetivou analisar os livros didáticos de Geografia do 6º ano do Ensino Fundamental considerando a relação entre o Programa Nacional do Livro e do Material didático (PNLD) e a disciplina de Geografia. Disciplina esta que abordamos o seu desenvolvimento enquanto componente curricular no Ensino Fundamental. Foram propostas a realização de uma análise qualitativa documental de leis e decretos, resultados destas políticas públicas. Foram realizadas pesquisas acerca do desenvolvimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cuja homologação ocorreu em 2017 pelo Ministério da Educação (MEC), e que estabelece componentes curriculares a partir de Unidades Temáticas, definindo competências e habilidades que os alunos devem ser capazes de desenvolver em cada etapa na educação básica no Brasil. Dessa análise, constata-se que a política de produção, avaliação e controle dos livros didáticos é bastante antiga, pois data da década de 1930. O PNLD se constituiu como política pública desenvolvida no Brasil a partir do Decreto Lei nº91.542 de 1985 como uma expressão pela busca de rompimento com as políticas públicas para livro didático oriundas da ditadura militar. Ao longo do tempo passou por uma série de transformações que efetivamente refletiram nas características do livro didático. Destaca-se o processo de avaliação como procedimento que tem conferido qualidade aos livros didáticos de Geografia. Isso ocorre por meio dos critérios de avaliação estabelecidos nos editais de convocação, os quais têm passado por ajustes ao longo dos anos. Esses critérios incentivam autores e editores a moldar suas obras de acordo com as demandas apresentadas, visando evitar a reprodução de erros conceituais, estereótipos, incoerências metodológicas e outras questões, conforme discutido ao longo do desenvolvimento de nossa pesquisa. Essa avaliação é crucial, considerando o substancial investimento realizado pelo Estado brasileiro, através de políticas públicas, na aquisição de livros didáticos. |
Abstract: | The present research aimed to analyze Geography textbooks for the 6th grade of Elementary School, considering the relationship between the National Program of Textbook and the Geography discipline. This discipline is addressed in its development as a curricular component in Elementary School. The study proposed a qualitative documentary analysis of laws and decrees, the results of these public policies. Research was conducted on the development of the National Common Curricular Base , which was approved in 2017 by the Ministry of Education and establishes curricular components based on Thematic Units, defining competencies and skills that students should be able to develop at each stage in basic education in Brazil.From this analysis, it is evident that the policy for the production, evaluation, and control of textbooks is quite old, dating back to the 1930s. The National Program of Textbook emerged as a public policy developed in Brazil from Decree Law No. 91,542 of 1985 as an expression of the quest to break with textbook public policies originating from the military dictatorship. Over time, it underwent a series of transformations that effectively reflected in the characteristics of textbooks. The evaluation process stands out as a procedure that has contributed to the quality of Geography textbooks. This occurs through the evaluation criteria established in the call notices, which have undergone adjustments over the years. These criteria encourage authors and editors to shape their works according to the demands presented, aiming to avoid the reproduction of conceptual errors, stereotypes, methodological inconsistencies, and other issues, as discussed throughout the development of our research. This evaluation is crucial, considering the substantial investment made by the Brazilian state, through public policies, in the acquisition of textbooks. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75487 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/2996199252069759 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/6104723368550136 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_azmviana.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.