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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75274
Tipo: | TCC |
Título : | Tópicos de Astronomia e Cosmologia usados para entusiasmar alunos em relação a aprendizagem por meio da contextualização e do método investigativo |
Autor : | Saragossa, Hiago Lima |
Tutor: | Freitas, Daniel Brito |
Palabras clave en portugués brasileño: | Ensino de física;proposta de aula;investigação;contextualização e buracos negros |
Palabras clave en inglés: | Physics education;lesson proposal;investigation;contextualization and black hole |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | SARAGOSSA,H.L.Tópicos de Astronomia e Cosmologia usados para entusiasmar alunos em relação a aprendizagem por meio da contextualização e do método investigativo. 2023. 60 f. Monografia (Graduação em Física Licenciatura) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | O ensino de física se tornou algo mecânico e maçante na maioria das escolas, visando deter essa visão maléfica, apresento neste trabalho uma proposta de aula mais interessante e que cause entusiasmo nos alunos em geral, através de métodos eficientes como investigação e contextualização, em que o professor tenha o papel de instigar e despertar nos alunos um senso crítico sobre a ciência através da investigação. O uso do conhecimento prévio para contextualizar e aproveitar o que o aluno já sabe, a fim de mostrar para ele que a gnose pode ser simples e útil quando aplicado corretamente. Abaixo, será abordado o tema relacionado a “Buracos Negros” e todas suas correlações. A utilização da interrogativa para dar início ao processo de aula, deve-se procurar uma contextualização em uma sociedade pós-pandêmica para que o senso crítico como base da BNCC seja realizado como papel prioritário da Física no Ensino Médio. O poder da retórica não é exclusivo aos professores ou orientadores e suas emplacadas honras outorgadas pelo poder docente, pelo contrário, o discente e todas suas ingerências dominam e precisam imperar suas indagações e assim criar uma resposta concreta e relevante com intuito final de sanar e resultar no aprendizado significativo. |
Abstract: | The teaching of physics has become something mechanical and dull in most schools. In order to counteract this harmful view, I present in this work a more interesting lesson proposal that generates enthusiasm among students in general, through efficient methods such as investigation and contextualization. The teacher has the role of stimulating and awakening in students a critical sense of science through investigation, and using their prior gnosis to contextualize and make use of what the student already knows, in order to show them that knowledge can indeed be simple and useful when applied correctly. Below, the topic related to “Black Holes” and all its correlations will be discussed. Resorting to the interrogative to start the class process, one must seek a contextualization in a post-pandemic society so that the critical sense as the basis of the BNCC is carried out as a priority role of Physics in High School. The power of rhetoric is not exclusive to professors or advisors and their emphasizing honors bestowed by the teaching power, on the contrary, the student and all his interference dominate and need to prevail their inquiries and thus create a concrete and relevant answer with the final intention of remedying and resulting in meaningful learning. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75274 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
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