Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7521
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBorges Neto, Hermínio-
dc.contributor.authorFontenele, Francisca Cláudia Fernandes-
dc.date.accessioned2014-02-27T14:08:13Z-
dc.date.available2014-02-27T14:08:13Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationFONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes. A Sequência Fedathi no ensino da álgebra linear: o caso da noção de base de um espaço vetorial. 2013. 94f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7521-
dc.description.abstractThis research examined the teaching of concept of base of a vector space according to the premises mediated by Fedathi Sequence during the discipline “Introduction to Algebra” in the course of Engineering of Teleinformatic at Federal University of Ceará. The objective was to determine whether the use of Fedathi Sequence specifically in classes about the concept of base provides resources capable of becoming Meta Lever, allowing students an education based on the reflection on the worked contents. In this sense, the investigation was conducted in the form of case study, having as subject the teacher of discipline, which allowed the observation during his classes and planning, as well as having granted an interview. The results indicated that the Fedathi Sequence favored the use of resources that could become Meta Lever for students, being decisive in mediating the teacher, once the teacher behavior to use it in the classroom motivates students to reflection. We consider theories ML and FS, in this research, are complementary, and therefore we indicate that the teacher know such tools and their potential for use in teaching of concept of base, awakening the teacher an awareness of the role of mediation suggested by Fedathi Sequence.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectLinear Algebrapt_BR
dc.subjectConcept of Basept_BR
dc.subjectÁlgebra linear - Estudo e ensino - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectFedathi,Sequênciapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino(Superior) - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.titleA sequência fedathi no ensino da álgebra linear: o caso da noção de base de um espaço vetorialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa analisou o ensino da noção de base de um espaço vetorial mediado segundo os pressupostos da Sequência Fedathi durante a disciplina de Introdução à Álgebra do curso de Engenharia de Teleinformática da Universidade Federal do Ceará. Objetivou-se verificar se o uso da Sequência Fedathi, especificamente, nas aulas sobre o conceito de base, proporciona recursos passíveis de se tornarem Alavanca Meta, permitindo aos alunos um ensino baseado na reflexão sobre os conteúdos trabalhados. Nesse sentido, a investigação foi conduzida na forma de estudo de caso, tendo como sujeito o professor da disciplina, que permitiu a observação durante suas aulas e planejamentos, além de ter concedido uma entrevista. Os resultados encontrados apontaram que a Sequência Fedathi favoreceu o uso de recursos passíveis de se tornarem Alavancas Meta para os alunos, sendo determinante na mediação do professor, de modo que a postura docente ao utilizá-la em sala de aula motivava os alunos à reflexão. Consideramos que as teorias AM e SF, nessa pesquisa, se complementaram, e, portanto, indicamos que o professor conheça tais ferramentas e seu potencial de uso no ensino de base, despertando no professor uma consciência do papel da mediação preconizada pela Sequência Fedathi.pt_BR
dc.title.enFedathi sequence in teaching of linear algebra: the case of the concept of base of a vector spacept_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013-DIS-FCFFONTENELE.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.