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Tipo: Dissertação
Título : Análise da aprendizagem significativa do conceito de tempo em inglês por alunos do ensino fundamental pautada na produção autoral de audiovisual
Autor : Martins, Antônia Andressa Ramos
Tutor: Lima, Luciana de
Palabras clave en portugués brasileño: Língua inglesa;Aprendizagem significativa;Recursos audiovisuais;Hora (tempo)
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Fecha de publicación : 2023
Citación : MARTINS, Antônia Andressa Ramos. Análise da aprendizagem significativa do conceito de tempo em inglês por alunos do ensino fundamental pautada na produção autoral de audiovisual. 2023. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: O ensino de Língua Inglesa, desde o início da sua implementação no Brasil, é considerado um desafio dentro dos conteúdos escolares: material inadequado, professores com pouca formação, excesso de aulas expositivas em que a participação do aluno não é valorizada. O ensino, portanto, traz poucas contribuições para uma aprendizagem significativa. Além disso, alguns conteúdos requerem maior importância, como é o caso do estudo dos números e das horas, pois são assuntos que os alunos vão utilizar por toda a vida, inclusive em disciplinas e situações diferentes do cotidiano. Diante desse fato, o objetivo do estudo é analisar como os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental aprendem o conceito de tempo em inglês diante de uma abordagem pautada na Teoria da Aprendizagem Significativa desenvolvendo recursos audiovisuais. O tipo de pesquisa abordada é o Estudo de Caso. A unidade de análise escolhida é composta por uma turma cursando o 5° ano de uma escola particular localizada no município de Sobral/CE. A turma tem um total de 10 alunos com idades entre 10 e 11 anos e com aulas ocorrendo no turno da tarde. A coleta de dados foi realizada em três fases. A primeira trata da aplicação do questionário inicial com o intuito de verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conteúdo de números e horas, contendo ainda questões de cunho pessoal por meio das quais foi traçado o perfil desses sujeitos. A segunda trata da aplicação da Sequência Didática, baseada nos Princípios Programáticos de Ausubel (Diferenciação Progressiva, Reconciliação Integradora, Organização Sequencial e Consolidação), composta por 8 aulas com média de 150 minutos cada, em que os alunos produziram vídeos envolvendo os conteúdos das horas em inglês. A terceira trata da aplicação do questionário final, semelhante ao inicial, com o fito de verificar os conhecimentos a posteriori dos alunos sobre o conteúdo de números e horas. A análise de dados foi realizada por meio da triangulação metodológica dos dados e da Análise Textual Discursiva a partir de três categorias: audição, leitura e interpretação e escrita, cada um com duas subcategorias: acertos e erros. A aplicação do questionário inicial revelou que na categoria áudio os participantes tiveram dificuldades quando se tratavam de números semelhantes em Inglês e em representar as horas no modelo britânico. Já na categoria leitura e interpretação, os participantes tiveram dificuldades de interpretar textos verbais ou mistos, que apresentavam elementos verbais e não-verbais. Na categoria escrita, a dúvida maior ocorreu ao representar as horas no relógio analógico. Com a aplicação da sequência didática, a maior parte dessas dificuldades foi superada. No entanto, a aplicação do questionário final apontou que algumas dessas dificuldades ainda não foram sanadas por completo, como é o caso das horas representadas no modelo britânico. Vislumbra-se a adoção dessa prática como uma metodologia de ensino que proporcione aos estudantes uma aprendizagem mais fundamentada sobre os conceitos de números e horas em Inglês, de maneira a inspirar outros pesquisadores e professores a utilizarem a proposta e aprofundarem a investigação dessa temática.
Abstract: The teaching of the English language, since the beginning of its implementation in Brazil, has been considered as a challenge within the school contents: inadequate material, teachers with little training, excess of expository classes in which the student's participation is not valued. The teaching, therefore, brings little contribution to a meaningful learning. Besides, some contents require greater importance, such as the study of numbers and hours, because these are subjects which the students will use throughout all their entire lives, including in different disciplines and situations of daily routine. Before this fact, the aim of this research is to analyze how students in the early years of Elementary School learn the concept of time in English based on the Theory of Meaningful Learning, developing audiovisual resources. The type of research addressed is the Case Study. The chosen unit of analysis is composed of a group attending the 5th year of a private school located in the municipality of Sobral/CE. The class has a total of 10 students aged between 10 and 11 and classes taking place in the afternoon shift. The collection of the data was developed in three phases. The first one deals with the application of the initial questionnaire, with the aim of verifying the students' previous knowledges about the content of numbers and hours, also containing questions of a personal nature where the profile of these subjects was drawn. The second deals with the application of the Didactic Sequence, based on Ausubel's Programmatic Principles (Progressive Differentiation, Integrating Reconciliation, Sequential Organization and Consolidation), consisting of 8 classes with an average duration of 150 minutes each, in which the students produced videos involving the contents of the hours in English. The third deals with the application of the final questionnaire, similar to the initial one, in order to verify the students' a posteriori knowledge about the content of numbers and hours. The analysis of the data was developed through methodological data triangulation and Discursive Textual Analysis, based on three categories: listening, reading and interpretation and writing, each one with two subcategories: successes and errors. The application of the initial questionnaire revealed that in the audio category, the participants had difficulties when dealing with similar numbers in English and in representing the hours in the British model. In the reading and interpretation category, the participants had difficulties in interpreting verbal or mixed texts, which presented verbal and non-verbal elements. In the writing category, the biggest doubt occurred when representing the hours on the analog clock. With the application of the didactic sequence, most of these difficulties were overcome. However, the application of the final questionnaire pointed out that some of these difficulties have not yet been completely resolved, as is the case with the hours represented in the British model. The adoption of this practice is envisioned as a teaching methodology which provides students with a more grounded learning about the concepts of numbers and hours in English, in order to inspire other researchers and teachers to use the proposal and deepen the investigation of this theme.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75185
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/2944814955124440
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/2967595851995266
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGTE - Dissertações defendidas na UFC

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