Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75115
Tipo: Dissertação
Título : Formação continuada dos professores da educação profissional e tecnológica em base autogestionária
Título en inglés: Continuing training of professional and technological education teachers on a self-managed basis
Autor : Sousa, Wênia Keila Lima de
Tutor: Loureiro, Robson Carlos
Co-asesor: Lima, Luciana de
Palabras clave en portugués brasileño: Formação continuada;Educação profissional e tecnológica;Tecnologias digitais;Autogestão
Palabras clave en inglés: Continuing formation;Vocational education and training;Digital information and communication technologies;Self-management
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Fecha de publicación : 2023
Citación : SOUSA, Wênia Keila Lima de. Formação continuada dos professores da educação profissional e tecnológica em base autogestionária. 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Educacional) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Repensar a estrutura das formações docentes torna-se relevante, considerando a lógica de aplicação de conhecimentos que ainda perdura nos processos formativos. Assim, o presente trabalho tem como foco analisar as contribuições do processo de autogestão na formação de professores, como forma para a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) com a docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O estudo tem natureza quanti-quali e a metodologia de pesquisa abordada foi a Pesquisa Participante. A unidade de análise escolhida foi composta por 15 sujeitos, que compõem 56% do corpo docente da instituição analisada. O lócus da pesquisa foi uma Escola da rede Estadual de Educação Profissional e Tecnológica do município de Fortaleza/CE. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário composto por 12 questões (fechadas e abertas) e de uma entrevista semiestruturada. A análise dos dados se deu por meio da Análise Textual Discursiva – ATD. Os resultados da pesquisa apontaram que os professores gerenciam sua aprendizagem por meio de cursos externos que procuram realizar por conta própria e pela aprendizagem junto aos colegas, tendo em vista que nem sempre os processos formativos institucionais dialogam com as reais necessidades dos docentes. Sendo assim, o produto educacional que este trabalho de pesquisa propôs, se trata de uma Metodologia de Formação Continuada de Docentes para a integração das TDICs que teve como suporte uma plataforma metacurricular autogestionária. A experiência com a plataforma foi avaliada por 58 sujeitos (participaram os sujeitos da pesquisa e demais professores que usaram a plataforma). Para tanto, utilizou-se de um questionário do tipo escala Likert e os resultados apontaram que 98,3% consideraram que a plataforma incentivou a colaboração entre os professores, no sentido de compartilhar experiências, 84,5% afirmaram que alcançaram melhorias na sua prática docente ao utilizar a plataforma, 91,4% pontuaram que a experiência permitiu a construção de novas perspectivas para o trabalho com as tecnologias digitais na prática docente e, por fim, 86,2% sinalizaram que a experiência com a plataforma contribuiu para o seu processo de autogestão. Diante disso, a proposição de uma Metodologia de Formação Continuada de Docentes em um software específico pode contribuir para o processo de autogestão docente, como forma para integração das TDICs com a docência, tendo em vista os resultados positivos que a experiência proporcionou aos professores participantes.
Abstract: Rethinking the structure of teaching formation is relevant, considering the rationale of the use of knowledge that still exists in these formation processes. This study aims to analyze the contributions of the process of self-management to the formation of teachers as a way to integrate Digital Information and Communication Technologies (DICTs) into teaching in Vocational Education and Training (VET). The research adopts a quantitative/qualitative approach along with participant observation. The unit of analysis chosen was composed of 15 people who represent 56% of the total amount of teachers of a local VET institution – a state school in the city of Fortaleza (State of Ceará, Brazil). Data collection was carried out through a questionnaire composed of 12 questions (close-ended and open-ended) and a semi-structured interview. The data analysis occurred via Discursive Textual Analysis (Moraes; Galiazzi, 2016). Results suggest that teachers manage their learning through additional courses that they take and the learning produced with their colleagues since teaching formations offered by institutions do not always deal with their real needs. For that reason, this research proposes an educational product, which is a Methodology of Continuing Education for Teachers concerning the integration of DICTs using a meta-curricular self-management platform as support. The experience with the platform was evaluated by 58 people (the research participants and other teachers who used it). After applying a Likert scale questionnaire, results showed that 98.3% consider that the platform encouraged collaboration among teachers in terms of sharing experiences; 84.5% affirmed that they improved their teaching practice by using the platform; 91.4% said that the experience allowed the construction of new perspectives for dealing with digital technologies in their teaching practice; 86.2% declared that the experience with the platform contributed to their self-management process. Therefore, the proposal of a Methodology of Continuing Education for Teachers in a specific software might contribute to the process of self-management by teachers as a way to integrate DICTs into teaching, considering the positive results the experience provided to the participants.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75115
ORCID del autor: https://orcid.org/0000-0002-9893-7453
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/7533126034016083
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/0813145478267268
ORCID del co-asesor: https://orcid.org/0000-0002-5838-8736
Lattes del co-asesor: http://lattes.cnpq.br/2967595851995266
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGTE - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_dis_wklsousa.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.