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Tipo: TCC
Título : Análise da concentração do mercado automotivo brasileiro no período de 2012 a 2017
Autor : Leitão, Caique Magno Lima
Tutor: Souza, Sérgio Aquino de
Palabras clave en portugués brasileño: Setor automotivo;General Motors;Ford;Poder de mercado;Concentração
Palabras clave en inglés: Automotive sector;General Motors;Ford;Market power;Concentration
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Fecha de publicación : 2018
Citación : LEITÃO, Caique Magno Lima. Análise da concentração do mercado automotivo brasileiro no período de 2012 a 2017. 52 f. 2018. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumen en portugués brasileño: Esta monografia tem como objetivo dissertar sobre o setor automotivo no âmbito da análise da concentração industrial do mercado automotivo no período compreendido entre os anos de 2012 a 2017. Além do objetivo principal, um objetivo secundário está no comparativo entre o mercado real e contrafactual, para simular quatro cenários hipotéticos, onde foram retiradas as quatro maiores montadoras do Brasil, sendo essas General Motors, Fiat, Volkswagen e Ford. Após o término da observação, tem-se o retorno das duas firmas entre as quatro em estudo tem maior influência positiva e maior influência negativa na esfera da concentração de mercado. O estudo foi realizado por pesquisa descritiva, com apoio em literaturas de economia industrial. Revelou-se com o estudo um mercado automotivo oligopolizado, onde para a concetração de mercado foi utilizado o índice de herfindahl-hirschman (HHI) e para poder de mercado o índice de Lerner com o estudo de Cournot para elasticidade. Analisando os resultados obtidos, a média dos índices de concentração do mercado real de 2012 a 2017 foi de 1.224,92. A GM provocou no mercado o maior impacto negativo, de forma que o mercado hipotético sem a montadora seria o cenário com o mercado automotivo menos concentrado com média de HHI de 1.345,78. Por outro lado, a Ford é a montadora que provoca maior impacto positivo, já que um cenário sem as fatias de mercado da montadora, tem-se o mercado mais concentrado, com média de HHI de 1.388,26.
Abstract: This monograph aims to discuss the automotive sector in the analysis of the industrial concentration of the automotive market in the period between 2012 to 2017. In addition to the main objective, a secondary objective is in the comparative between the real and counterfactual market, to simulate four hypothetical scenarios, where the four largest automakers in Brazil were retired, including General Motors, Fiat, Volkswagen and Ford. After the conclusion of the observation, the return of the two firms among the four in study has a greater positive influence and greater negative influence in the sphere of market concentration. The study was carried out by descriptive research, with support in industrial economics literature. It was revealed with the study an oligopolized automotive market, where for the market concentration was used the herfindahl-hirschman index (HHI) and for market power the Lerner index with the Cournot study for elasticity. Analyzing the results obtained, the average market concentration indices for 2012 to 2017 was 1,224.92. GM caused the greatest negative impact on the market, so the hypothetical market without the automaker would be the scenario with the least concentrated automotive market with a HHI average of 1,345.78. On the other hand, Ford is the automaker that causes greatest positive impact, since a scenario without the market shares of the automaker, has been the most concentrated market, with an average HHI of 1388.26.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75068
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/0130061217305951
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

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