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Tipo: Tese
Título: Mediações tecnológicas do rádio pela internet: identidades de pertencimento na escuta do programa “Sábado de todas as maneiras”
Título em inglês: Technological mediations of internet radio: identities of belonging when listening to the program “Saturday in every way”
Título em espanhol: Mediaciones tecnológicas de la radio por internet: identidades de pertenencia al escuchar el programa “Sábado en todos los sentidos”
Título em francês: Médiations technologiques de la radio internet : identités d'appartenance à l'écoute du programme « Samedi des toutes maniéres »
Autor(es): Costa, Claudiene dos Santos
Orientador: Lima, Maria Érica de Oliveira
Coorientador: Silva, Armando Manuel Barreiros Malheiro da
Palavras-chave em português: Rádio;Internet;Mediação;Identidade;Sobral
Palavras-chave em inglês: Radio;Internet;media;identity;Sobral
Palavras-chave em francês: Radio;Internet
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Data do documento: 2023
Citação: COSTA, Claudiene dos Santos. Mediações tecnológicas do rádio pela internet: identidades de pertencimento na escuta do programa “Sábado de todas as maneiras”. 2023. 264 f. Tese (Doutorado em Comunicação). Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Trata-se de investigação sobre como a transmissão pela internet do programa de rádio “Sábado de todas as maneiras” atua no senso de pertencimento de ouvintes à cidade de Sobral, Ceará (Brasil). O programa é veiculado em formato analógico há 26 anos, atualmente pela 100,1 Tupinambá FM, e há pelo menos sete anos é transmitido simultaneamente pela página pessoal no Facebook de seu apresentador Tupinambá Marques. Em tom de humor, o programa fala sobre histórias locais, fatos e uma memória coletiva (HALBWACHS, 2013)⁠, no nordeste brasileiro, o que implica proximidade dos ouvintes com aqueles temas, pois é necessário um compartilhamento de repertório para o humor se fazer inteligível e gerar o riso (BERGSON, 2020)⁠. Na cultura da convergência dos media (JENKINS, 2015)⁠, a construção narrativa do rádio segue fundamentada em uma base sonora mas é complementada pelo conteúdo multimedia de transmissão multiplataforma, referenciado como rádio hipermediático (LOPEZ, 2010)⁠ ou expandido (KISCHINHEVSKY, 2012)⁠. Assim, aumentam-se as possibilidades de interação e, neste caso, da vivência de aspectos de suas identidades ligadas ao local de origem, inclusive para migrantes. Conforme a Metodologia Quadripolar de Pesquisa (GOUVEIA; SILVA, 2023)⁠, adequada para investigações no âmbito da Infocomunicação (PASSARELLI; SILVA; RAMOS, 2014)⁠, apresentamos os polos epistemológico, teórico, morfológico e técnico do tratamento deste objeto, passando por etnografia virtual (HINE, 2017)⁠ para registrar participações dos ouvintes nas edições do programa no Facebook quanto aos elos mantidos com a cidade. Seguindo premissas dos Estudos de Recepção (GARCÍA CANCLINI, 2006; MARTÍN-BARBERO, 2013)⁠, analisamos mediações (MARTÍN-BARBERO, 2013)⁠ de aspectos das identidades culturais (HALL, 2020)⁠ do público, e aplicamos análise de conteúdo (BARDIN, 2016)⁠ de questionários (GERHARDT; SILVEIRA, 2009)⁠ com ouvintes pela internet. Quanto aos efeitos de exposição aos media (IGARTUA, 2021)⁠ observamos predominância do tipo emocionais e fisiológicos (POTTER, 2012)⁠, além de tipos de mediação mediática (LOPES, 2018a; MARTÍN-BARBERO, 2018)⁠ e multimediações (OROZCO GÓMEZ, 2011), condicionadas pelas tecnologias da cibercultura. Concluímos que, entre ouvintes do “Sábado de todas as maneiras”, o uso do rádio pela internet coabita com seu formato analógico, mantendo deste o afeto e proximidade com o apresentador e os conteúdos apresentados, e utilizando daquele recursos multimedia em prol de, morando ou não na cidade-tema do programa, manter um senso de lar e de comunidade, tendo no meio de comunicação um comum mediático aglutinador ⁠(SOUSA, 2010) que reforça a identidade territorial e atende a necessidades afetivas e de integração.
Abstract: This is an investigation into how the internet transmission of the radio program “Saturday in every way” acts on the sense of belonging of listeners to the city of Sobral, Ceará (Brazil). The program has been broadcast in analog format for 26 years, currently on 100.1 Tupinambá FM, and for at least seven years it has been broadcast simultaneously on the personal Facebook page of its presenter Tupinambá Marques. In a humorous tone, the program talks about local stories, facts and a collective memory (HALBWACHS, 2013)⁠, in northeastern Brazil, which implies proximity of listeners to those themes, as a sharing of repertoire is necessary for humor to be made intelligible and generate laughter (BERGSON, 2020)⁠. In the media convergence culture (JENKINS, 2015)⁠, the narrative construction of radio remains based on a sound basis but is complemented by multiplatform transmission multimedia content, referred to as hypermedia radio (LOPEZ, 2010)⁠ or expanded (KISCHINHEVSKY, 2012)⁠. Thus, the possibilities of interaction are increased and, in this case, of the experience of aspects of their identities linked to the place of origin, including for migrants. According to the Quadripolar Research Methodology (GOUVEIA; SILVA, 2023)⁠, suitable for investigations within the scope of Infocommunication (PASSARELLI; SILVA; RAMOS, 2014)⁠, we present the epistemological, theoretical, morphological and technical poles of the treatment of this object, passing through virtual ethnography (HINE, 2017)⁠ to record listeners' participation in the program's editions on Facebook regarding the links maintained with the city. Following precepts of the Reception Studies (GARCÍA CANCLINI, 2006; MARTÍN-BARBERO, 2013)⁠, we analyze mediations (MARTÍN-BARBERO, 2013)⁠ of aspects of cultural identities (HALL, 2020)⁠ of the public, and we also used content analysis (BARDIN, 2016)⁠ of questionnaires (GERHARDT; SILVEIRA, 2009)⁠⁠ with online listeners. As for the effects of exposure to the media (IGARTUA, 2021)⁠ we observed a predominance of emotional and physiological types⁠ (POTTER, 2012) , in addition to types of media mediation (LOPES, 2018; MARTÍN-BARBERO, 2018) and multimediations (OROZCO GÓMEZ, 2011), conditioned by the cyberculture technologies. We conclude that, among listeners of “Saturday in every way”, the use of internet radio cohabits with its analogue format, maintaining the latter's affection and proximity to the presenter and the contents presented, and using those multimedia resources in favor of, living whether or not in the program's theme city, maintaining a sense of home and community, having a common unifying media in the media ⁠(SOUSA, 2010) that reinforces territorial identity and meets affective and integration needs.
Resumen: Se trata de una investigación sobre cómo la transmisión por Internet del programa de radio “Sábado de todos modos” afecta el sentido de pertenencia de los oyentes de la ciudad de Sobral, Ceará (Brasil). El programa se transmite en formato analógico desde hace 26 años, actualmente en el 100.1 Tupinambá FM, y desde hace al menos siete años se transmite simultáneamente en la página personal de Facebook de su presentador Tupinambá Marques. En tono humorístico, el programa habla de historias, hechos y una memoria colectiva local (HALBWACHS, 2013)⁠, en el nordeste brasileño, lo que implica la proximidad de los oyentes a esos temas, ya que es necesario compartir un repertorio para que el humor sea producido, inteligible y genere risa (BERGSON, 2020)⁠. En la cultura de la convergencia mediática (JENKINS, 2015)⁠, la construcción narrativa de la radio se mantiene sobre una base sonora pero se complementa con contenidos multimedia de transmisión multiplataforma, denominada radio hipermedia (LÓPEZ, 2010)⁠ o ampliada (KISCHINHEVSKY, 2012 )⁠. Esto incrementa las posibilidades de interacción y, en este caso, la vivencia de aspectos de sus identidades vinculados a su lugar de origen, incluso para los migrantes. De acuerdo con la Metodología de Investigación Cuadripolar (GOUVEIA; SILVA, 2023)⁠, adecuada para investigaciones en el ámbito de la Infocomunicación (PASSARELLI; SILVA; RAMOS, 2014)⁠, presentamos los polos epistemológicos, teóricos, morfológicos y técnicos del tratamiento de este objeto, a través de una etnografía virtual (HINE, 2017)⁠, registrar la participación de los oyentes en las ediciones del programa en Facebook sobre los vínculos mantenidos con la ciudad. Siguiendo premisas de los Estudios de Recepción (GARCÍA CANCLINI, 2006; MARTÍN-BARBERO, 2013)⁠, analizamos mediaciones (MARTÍN-BARBERO, 2013)⁠ de aspectos de las identidades culturales del público (HALL, 2020)⁠, y análisis de contenido aplicado (BARDIN , 2016)⁠ de cuestionarios (GERHARDT; SILVEIRA, 2009)⁠ con oyentes a través de internet. En cuanto a los efectos de la exposición a los medios (IGARTUA, 2021)⁠⁠ observamos un predominio de tipos emocionales y fisiológicos (POTTER, 2012)⁠, además de tipos de mediación mediática (LOPES, 2018a; MARTÍN-BARBERO, 2018)⁠ y multimediaciones (OROZCO GÓMEZ, 2011), condicionadas por las tecnologías de la cibercultura. Concluimos que, entre los oyentes de “Sábado de todos modos”, el uso de la radio por Internet convive con su formato analógico, manteniendo el cariño y la cercanía con el locutor y los contenidos presentados, y utilizando esos recursos multimedia a favor de vivir o no en la ciudad temática del programa, mantener un sentido de hogar y comunidad, teniendo en los medios un medio unificador común ⁠(SOUSA, 2010) que refuerza la identidad territorial y satisface necesidades emocionales y de integración.
Résumé: Il s'agit d'une enquête sur la façon dont la transmission Internet du programme de radio « Le samedi par tous les moyens » agit sur le sentiment d’appartenance des auditeurs à la ville de Sobral, Ceará (Brésil). Le programme est diffusé en format analogique depuis 26 ans, actuellement sur 100,1 Tupinamba FM, et depuis au moins sept ans, elle est diffusée simultanément sur page Facebook personnelle de son présentateur Tupinamba Marques. Sur un ton humoristique, le programme parle d'histoires locales, de faits et d'une mémoire collective (HALBWACHS, 2013), em nord-est du Brésil, ce qui implique une proximité des auditeurs avec ces thèmes, car il Il faut partager le répertoire pour que l'humour devienne intelligible et suscite le rire (BERGSON, 2020). Dans la culture de la convergence des médias (JENKINS, 2015), la construction du récit radiophonique reste basé sur une base sonore mais est complété par contenu multimédia diffusé sur plusieurs plateformes, appelé radio hypermédia (LOPEZ, 2010) ou étendu (KISCHINHEVSKY, 2012). Comme ça, les possibilités d'interaction et, dans ce cas, d'expérimenter des aspects de leur identités liées au lieu d’origine, y compris pour les migrants. Selon la méthodologie Recherche quadripolaire (GOUVEIA; SILVA, 2023), adaptée aux investigations dans le cadre de l'Infocommunication (PASSARELLI; SILVA; RAMOS, 2014), nous présentons les pôles traitement épistémologique, théorique, morphologique et technique de cet objet, à travers ethnographie virtuelle (HINE, 2017) pour enregistrer la participation des auditeurs aux éditions du programme sur Facebook concernant les liens entretenus avec la ville. Suivant les locaux de Études sur la réception (GARCÍA CANCLINI, 2006; MARTÍN-BARBERO, 2013), nous avons analysé médiations (MARTÍN-BARBERO, 2013) d'aspects des identités culturelles (HALL, 2020) du public, et nous avons appliqué l’analyse de contenu (BARDIN, 2016) des questionnaires (GERHARDT ; SILVEIRA, 2009) avec des auditeurs via internet. En ce qui concerne la effets de l’exposition aux médias (IGARTUA, 2021) nous avons observé une prédominance du type émotionnelle et physiologique (POTTER, 2012), en plus des types de médiation médiatique (LOPES, 2018a ; MARTÍN-BARBERO, 2018) et multimédia (OROZCO GÓMEZ, 2011), conditionné par les technologies de la cyberculture. Nous avons conclu que parmi les auditeurs de « Le samedi par tous les moyens », l'usage de la radio internet cohabite avec son format analogique, maintenir l’affection et la proximité avec le présentateur et le contenu présenté, et en utilisant ces ressources multimédias en faveur de, que vous habitiez ou non dans la ville thématique du programme, maintenir un sentiment d'appartenance et de communauté, en ayant dans les moyens de communication un média fédérateur commun (SOUSA, 2010) qui renforce l’identité territoriale et répond aux besoins affectifs et d’intégration.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75037
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0002-0735-6283
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/5821008539473913
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0003-2172-2355
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6732708640687417
ORCID do Coorientador: https://orcid.org/0000-0003-0491-3758
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/3383819339962955
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGCOM - Teses defendidas na UFC

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