Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74716
Type: | Livro |
Title: | Nós na universidade |
Organizer: | Jesus, Leandro Santos Bulhões de Ribard, Franck Pierre Gilbert |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Povos indígenas;Quilombolas;Educação |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | Imprensa Universitária |
Citation: | JESUS, Leandro Santos Bulhões de; RIBARD, Franck Pierre Gilbert. (org.). Fortaleza: Imprensa Universitária, 2023. 204p. (Coleção Estudos da Pós- graduação) |
Series/Report no.: | Coleção Estudos da Pós- graduação; |
Abstract in Brazilian Portuguese: | o 1.º Simpósio Nós na Universidade: Povos Tradicionais, Educação e Políticas Públicas,1 realizado de forma remota de 8 a 10/12/2021, na Universidade Federal do Ceará, foi um sucesso!2 Contou com uma frequência on-line de cerca de mil pessoas nas rodas de conversa e outras dezenas nos minicursos ministrados, revelando um público entusiasmado com os temas taratados. As gravações das rodas de conversa estão disponíveis no canal do YouTube do Programa de Pós- Graduação em História,3 e, por meio deste livro, ampliamos as possibilidades de desdobramentos dos debates realizados pelos participantes e organizadoras/es do simpósio. Se nas universidades o conhecimento por escrito ainda é hegemônico, investimos na sistematização das ideias também no formato de livro, apostando na sedimentação das questões importantes abordadas. É coisa feita! E estamos muito felizes em apresentar este e-book, realizado de forma coletiva e com muitas mãos... negras, indígenas, quilombolas, ciganas, brancas, de professores e estudantes, de lideranças de povos tradicionais, de sacerdotes de religiões de matrizes africanas... Este livro é então um mosaico, contando com participações diversas sária participação e permanência dos povos tradicionais no âmbito da universidade pública e da educação superior, em particular. Além disso, também empreende uma discussão ampla sobre direito à educação, considerando o papel do Estado no cumprimento de marcos normativos conquistados, bem como o reconhecimento de soberanias intelectuais, autonomias e autogestão que os povos têm, apesar das forças de controle do Estado-nação. Com o título “Nós na universidade”, pretendíamos problematizar tanto os entraves que historicamente constituem essa instituição, a partir da imagem de linhas enlaçadas, amarradas, aparentemente encerradas que o “nó” sugere, quanto os impactos da entrada de novos sujeitos dentro desses espaços, o “nós”, terceira pessoa do plural, coletivo. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74716 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | IU - Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_liv_lsbjesus.pdf | 3,9 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.