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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74716
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.organizer | Jesus, Leandro Santos Bulhões de | - |
dc.contributor.organizer | Ribard, Franck Pierre Gilbert | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-20T16:08:00Z | - |
dc.date.available | 2023-10-20T16:08:00Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Leandro Santos Bulhões de; RIBARD, Franck Pierre Gilbert. (org.). Fortaleza: Imprensa Universitária, 2023. 204p. (Coleção Estudos da Pós- graduação) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74716 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Imprensa Universitária | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | Coleção Estudos da Pós- graduação; | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Nós na universidade | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | o 1.º Simpósio Nós na Universidade: Povos Tradicionais, Educação e Políticas Públicas,1 realizado de forma remota de 8 a 10/12/2021, na Universidade Federal do Ceará, foi um sucesso!2 Contou com uma frequência on-line de cerca de mil pessoas nas rodas de conversa e outras dezenas nos minicursos ministrados, revelando um público entusiasmado com os temas taratados. As gravações das rodas de conversa estão disponíveis no canal do YouTube do Programa de Pós- Graduação em História,3 e, por meio deste livro, ampliamos as possibilidades de desdobramentos dos debates realizados pelos participantes e organizadoras/es do simpósio. Se nas universidades o conhecimento por escrito ainda é hegemônico, investimos na sistematização das ideias também no formato de livro, apostando na sedimentação das questões importantes abordadas. É coisa feita! E estamos muito felizes em apresentar este e-book, realizado de forma coletiva e com muitas mãos... negras, indígenas, quilombolas, ciganas, brancas, de professores e estudantes, de lideranças de povos tradicionais, de sacerdotes de religiões de matrizes africanas... Este livro é então um mosaico, contando com participações diversas sária participação e permanência dos povos tradicionais no âmbito da universidade pública e da educação superior, em particular. Além disso, também empreende uma discussão ampla sobre direito à educação, considerando o papel do Estado no cumprimento de marcos normativos conquistados, bem como o reconhecimento de soberanias intelectuais, autonomias e autogestão que os povos têm, apesar das forças de controle do Estado-nação. Com o título “Nós na universidade”, pretendíamos problematizar tanto os entraves que historicamente constituem essa instituição, a partir da imagem de linhas enlaçadas, amarradas, aparentemente encerradas que o “nó” sugere, quanto os impactos da entrada de novos sujeitos dentro desses espaços, o “nós”, terceira pessoa do plural, coletivo. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Povos indígenas | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Quilombolas | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
local.date.available | 2023-10-20 | - |
Aparece nas coleções: | IU - Livros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2023_liv_lsbjesus.pdf | 3,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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