Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74543
Type: | TCC |
Title: | Educação ecossistêmica: análise de uma proposta de educação socioambiental |
Authors: | Marques, Elessandra dos Santos |
Advisor: | Ribeiro, Luís Távora Furtado |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Educação ambiental;Pedagogia ecossistêmica;Sociedade |
Keywords in English : | Environmental education;Ecosystemic pedagogy;Society |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | MARQUES, Elessandra dos Santos. Educação ecossistêmica: análise de uma proposta de educação socioambiental. 2023. 41 f. Monografia (Curso de Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho tem como objetivo apresentar a Educação Ecossistêmica como solução para a problemática: Como a Pedagogia Ecossistêmica pode contribuir para uma aprendizagem mais significativa e comprometida com a sociedade e o meio ambiente? O trabalho utilizou como método a pesquisa bibliográfica e documental, com o objetivo de analisar as contribuições cientificas disponíveis em livros, artigos, site oficial da Pedagogia Ecossistêmica e documentos sobre o tema. Entre os autores selecionados, destacam-se Paulo Freire, Moacir Gadotti, Maria Cândido Moraes e Patrícia Limaverde. Os resultados apontaram que a escola apresenta iniciativas importantes para a promoção da educação socioambiental através de um ensino transdisciplinar. Apesar do projeto de escola ser atualmente somente em escolar particulares, conclui-se que a educação Ecossistêmica é fundamental para formar cidadãos conscientes e comprometidos com a sustentabilidade, e que é necessário investir em políticas públicas e em práticas educacionais que incentivem a adoção de comportamentos mais responsáveis em relação ao meio ambiente também na rede pública. |
Abstract: | This work aims to present Ecosystemic Education as a solution to the problem: How can Ecosystem Pedagogy contribute to a more meaningful and committed learning with society and the environment? The research used bibliographical and documentary research as a method, to analyze the scientific contributions available in books, articles, the official website of Ecosystemic Pedagogy and documents on the subject. Among the selected authors, Paulo Freire, Moacir Gadotti, Maria Cândido Moraes and Patrícia Limaverde. The results showed that the school presents important initiatives for the promotion of socio-environmental education through transdisciplinary teaching. Although the school project is currently only in private schools, it is concluded that Ecosystem Education is fundamental to educate citizens who are aware and committed to sustainability and that it is necessary to invest in public policies and educational practices that encourage the adoption of more responsible behaviors in relation to to the environment also in the public network. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74543 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/2096638248238872 |
Advisor's ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-1063-4811 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/6368042791230986 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PEDAGOGIA - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_esmarques.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.