Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74543
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Luís Távora Furtado-
dc.contributor.authorMarques, Elessandra dos Santos-
dc.date.accessioned2023-09-29T20:23:31Z-
dc.date.available2023-09-29T20:23:31Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMARQUES, Elessandra dos Santos. Educação ecossistêmica: análise de uma proposta de educação socioambiental. 2023. 41 f. Monografia (Curso de Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74543-
dc.description.abstractThis work aims to present Ecosystemic Education as a solution to the problem: How can Ecosystem Pedagogy contribute to a more meaningful and committed learning with society and the environment? The research used bibliographical and documentary research as a method, to analyze the scientific contributions available in books, articles, the official website of Ecosystemic Pedagogy and documents on the subject. Among the selected authors, Paulo Freire, Moacir Gadotti, Maria Cândido Moraes and Patrícia Limaverde. The results showed that the school presents important initiatives for the promotion of socio-environmental education through transdisciplinary teaching. Although the school project is currently only in private schools, it is concluded that Ecosystem Education is fundamental to educate citizens who are aware and committed to sustainability and that it is necessary to invest in public policies and educational practices that encourage the adoption of more responsible behaviors in relation to to the environment also in the public network.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação ecossistêmica: análise de uma proposta de educação socioambientalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo apresentar a Educação Ecossistêmica como solução para a problemática: Como a Pedagogia Ecossistêmica pode contribuir para uma aprendizagem mais significativa e comprometida com a sociedade e o meio ambiente? O trabalho utilizou como método a pesquisa bibliográfica e documental, com o objetivo de analisar as contribuições cientificas disponíveis em livros, artigos, site oficial da Pedagogia Ecossistêmica e documentos sobre o tema. Entre os autores selecionados, destacam-se Paulo Freire, Moacir Gadotti, Maria Cândido Moraes e Patrícia Limaverde. Os resultados apontaram que a escola apresenta iniciativas importantes para a promoção da educação socioambiental através de um ensino transdisciplinar. Apesar do projeto de escola ser atualmente somente em escolar particulares, conclui-se que a educação Ecossistêmica é fundamental para formar cidadãos conscientes e comprometidos com a sustentabilidade, e que é necessário investir em políticas públicas e em práticas educacionais que incentivem a adoção de comportamentos mais responsáveis em relação ao meio ambiente também na rede pública.pt_BR
dc.subject.ptbrEducação ambientalpt_BR
dc.subject.ptbrPedagogia ecossistêmicapt_BR
dc.subject.ptbrSociedadept_BR
dc.subject.enEnvironmental educationpt_BR
dc.subject.enEcosystemic pedagogypt_BR
dc.subject.enSocietypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/2096638248238872pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1063-4811pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6368042791230986pt_BR
local.date.available2023-09-29-
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_esmarques.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.