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Type: TCC
Title: Ecoinovação: práticas de inovação sustentável no setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos do Brasil
Authors: Evangelista, Melissa Teles
Advisor: Santos, Sandra Maria dos
Keywords in Brazilian Portuguese : Ecoinovação;Inovação sustentável;Cosméticos
Keywords in English : Eco-innovation;Sustainable innovation;Cosmetics
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Issue Date: 2023
Citation: EVANGELISTA, Melissa Teles. Ecoinovação: práticas de inovação sustentável no setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos do Brasil. 61 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: Como uma alternativa para o desenvolvimento sustentável, as ecoinovações surgem promovendo a redução da poluição, dos impactos ambientais em todo ciclo de vida, a abertura e criação de novos mercados e o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos. Nesta perspectiva, ao se analisar o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, como um setor importante para a economia do país, que se destaca como uma atividade intensiva em inovação, tecnologia, dinâmica e relevante no conjunto da indústria de transformação. O estudo tem como objetivo investigar a atuação do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos do Brasil em relação às práticas sustentáveis. Quanto à tipologia de pesquisa, este estudo caracteriza-se como pesquisa exploratória e descritiva. Na análise dos dados, foi utilizada a análise documental a partir dos anuários divulgados pelas empresas Natura e Grupo Boticário. No estudo foram analisadas variáveis como, classificação no mercado consumidor mundial, taxa de crescimento anual composto do setor, participação na geração de empregos, exportações e importações brasileiras de HPPC. A pesquisa concluiu que as principais empresas de HPPC propõem ações e transformações necessárias nos setores sociais, econômicos e ambientais, levando em consideração a interconexão entre essas áreas.
Abstract: As an alternative for sustainable development, ecoinnovations emerge promoting the reduction of pollution, environmental impacts throughout the life cycle, the opening and creation of new markets and the development of new products, services or processes. In this perspective, when analyzing the personal hygiene, perfumery, and cosmetics sector, as an important sector for the country's economy, which stands out as an innovation-intensive, technology-driven, dynamic, and relevant activity in the manufacturing industry as a whole. The study aims to investigate the performance of the Brazilian Personal Care, Perfumery and Cosmetics sector in relation to sustainable practices. As for the research typology, this study is characterized as exploratory and descriptive research. In data analysis, documentary analysis was used, based on the yearbooks published by the companies Natura and Grupo Boticário. The study analyzed variables such as ranking in the world consumer market, the sector's compound annual growth rate, participation in job generation, and Brazilian exports and imports of HPPC. The research concluded that the main HPPC companies propose actions and necessary transformations in the social, economic and environmental sectors, taking into account the interconnection between these areas.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74479
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8515-9146
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/0740161704624013
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

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