Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74465
Tipo: Dissertação
Título : Utilização de recursos digitais na preparação de estudantes para a OBFEP durante, e após, o período de pandemia da Covid 19
Autor : Sousa, Dennys Rogger de França
Tutor: Sobreira, Fernando Wellysson de Alencar
Palabras clave en portugués brasileño: OBFEP;Escola pública;Covid-19;Livro didático
Fecha de publicación : 2023
Citación : SOUSA, D.R. F. Utilização de recursos digitais na preparação de estudantes para a OBFEP durante, e após, o período de pandemia da Covid 19. 2023. 221 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: A pandemia da Covid-19 desenvolveu um cenário que os professores tiveram que estudar estratégias na busca ativa dos alunos das escolas públicas. Considerando a importância da participação dos estudantes na prova da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), durante e após o período de pandemia da Covid-19, foi pensado na criação de um produto educacional na forma de um livro como material de estudos. A pandemia impôs desafios significativos à educação, afetando a participação dos alunos em atividades extracurriculares, como a OBFEP. A busca ativa surge como uma estratégia fundamental para identificar os estudantes e incentivá-los a participar dessa importante competição, garantindo a igualdade de oportunidades. Através da busca ativa é possível identificar os alunos com potencial para a OBFEP, fornecer o suporte necessário e promover a motivação para o estudo de Física. Além disso, considerando as restrições impostas pela pandemia, a criação de um produto educacional na forma de um livro específico para o estudo da OBFEP se torna uma ferramenta valiosa. Esse livro pode fornecer conteúdos estruturados, exemplos, exercícios e estratégias de estudo que auxiliem os estudantes na preparação para a prova, tanto durante o período de pandemia quanto após seu término. Almeja-se que através do uso desse material, os alunos possam ter acesso ao conteúdo de qualidade e de baixo custo, já que a proposta é deixar o material disponível para impressão ou acessá-lo nos aparelhos digitais, independentemente de sua localização ou condição socioeconômica. Esta dissertação discute sobre o produto educacional e como foi aplicado durante, e após, o cenário da pandemia, explorando também um gráfico gerado através dos relatos dos alunos. Ao abordar esses temas, busca-se contribuir para a promoção de uma educação inclusiva, proporcionando aos alunos das escolas públicas o suporte necessário para participar ativamente da OBFEP e alcançar melhores resultados acadêmicos na disciplina de Física.
Abstract: The Covid-19 pandemic created a scenario in which teachers had to study strategies in the active search for public school students. Considering the importance of students’ participation in the Brazilian Public School Physics Olympiad (OBFEP) test, during and after the Covid-19 pandemic period, it was thought about creating an educational product in the form of a book as study material . The pandemic has posed significant challenges to education, affecting students’ participation in extracurricular activities, such as OBFEP. Active search emerges as a fundamental strategy to identify students and encourage them to participate in this important competition, ensuring equal opportunities. Through active search it is possible to identify students with potential for OBFEP, provide the necessary support and promote motivation to study Physics. Furthermore, considering the restrictions imposed by the pandemic, the creation of an educational product in the form of a specific book for the study of OBFEP becomes a valuable tool. This book can provide structured content, examples, exercises and study strategies that help students prepare for the test, both during the pandemic period and after it ends. It is hoped that through the use of this material, students can have access to quality content at a low cost, as the proposal is to make the material available for printing or accessing it on digital devices, regardless of their location or socioeconomic condition. This dissertation discusses the educational product and how it was applied during and after the pandemic scenario, also exploring a graph generated through student reports. By addressing these topics, we seek to contribute to the promotion of inclusive education, providing public school students with the necessary support to actively participate in OBFEP and achieve better academic results in the Physics subject.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74465
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/6095714952530996
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-3161-6372
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/2977217842959435
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: MNPEF - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_dis_drfsousa.pdf37,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.