Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74465
Type: Dissertação
Title: Utilização de recursos digitais na preparação de estudantes para a OBFEP durante, e após, o período de pandemia da Covid 19
Authors: Sousa, Dennys Rogger de França
Advisor: Sobreira, Fernando Wellysson de Alencar
Keywords in Brazilian Portuguese : OBFEP;Escola pública;Covid-19;Livro didático
Issue Date: 2023
Citation: SOUSA, D.R. F. Utilização de recursos digitais na preparação de estudantes para a OBFEP durante, e após, o período de pandemia da Covid 19. 2023. 221 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: A pandemia da Covid-19 desenvolveu um cenário que os professores tiveram que estudar estratégias na busca ativa dos alunos das escolas públicas. Considerando a importância da participação dos estudantes na prova da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), durante e após o período de pandemia da Covid-19, foi pensado na criação de um produto educacional na forma de um livro como material de estudos. A pandemia impôs desafios significativos à educação, afetando a participação dos alunos em atividades extracurriculares, como a OBFEP. A busca ativa surge como uma estratégia fundamental para identificar os estudantes e incentivá-los a participar dessa importante competição, garantindo a igualdade de oportunidades. Através da busca ativa é possível identificar os alunos com potencial para a OBFEP, fornecer o suporte necessário e promover a motivação para o estudo de Física. Além disso, considerando as restrições impostas pela pandemia, a criação de um produto educacional na forma de um livro específico para o estudo da OBFEP se torna uma ferramenta valiosa. Esse livro pode fornecer conteúdos estruturados, exemplos, exercícios e estratégias de estudo que auxiliem os estudantes na preparação para a prova, tanto durante o período de pandemia quanto após seu término. Almeja-se que através do uso desse material, os alunos possam ter acesso ao conteúdo de qualidade e de baixo custo, já que a proposta é deixar o material disponível para impressão ou acessá-lo nos aparelhos digitais, independentemente de sua localização ou condição socioeconômica. Esta dissertação discute sobre o produto educacional e como foi aplicado durante, e após, o cenário da pandemia, explorando também um gráfico gerado através dos relatos dos alunos. Ao abordar esses temas, busca-se contribuir para a promoção de uma educação inclusiva, proporcionando aos alunos das escolas públicas o suporte necessário para participar ativamente da OBFEP e alcançar melhores resultados acadêmicos na disciplina de Física.
Abstract: The Covid-19 pandemic created a scenario in which teachers had to study strategies in the active search for public school students. Considering the importance of students’ participation in the Brazilian Public School Physics Olympiad (OBFEP) test, during and after the Covid-19 pandemic period, it was thought about creating an educational product in the form of a book as study material . The pandemic has posed significant challenges to education, affecting students’ participation in extracurricular activities, such as OBFEP. Active search emerges as a fundamental strategy to identify students and encourage them to participate in this important competition, ensuring equal opportunities. Through active search it is possible to identify students with potential for OBFEP, provide the necessary support and promote motivation to study Physics. Furthermore, considering the restrictions imposed by the pandemic, the creation of an educational product in the form of a specific book for the study of OBFEP becomes a valuable tool. This book can provide structured content, examples, exercises and study strategies that help students prepare for the test, both during the pandemic period and after it ends. It is hoped that through the use of this material, students can have access to quality content at a low cost, as the proposal is to make the material available for printing or accessing it on digital devices, regardless of their location or socioeconomic condition. This dissertation discusses the educational product and how it was applied during and after the pandemic scenario, also exploring a graph generated through student reports. By addressing these topics, we seek to contribute to the promotion of inclusive education, providing public school students with the necessary support to actively participate in OBFEP and achieve better academic results in the Physics subject.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74465
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/6095714952530996
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3161-6372
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/2977217842959435
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:MNPEF - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_dis_drfsousa.pdf37,89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.