Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74123
Tipo: TCC
Título : La residência pedagógica del Español y el cursillo Español en casa: un relato de experiencia
Autor : Souza, Adelmo Nascimento
Tutor: Pontes, Valdecy de Oliveira
Palabras clave : Enseñanza de ELE;Residencia Pedagógica;Formación de profesores;Ensino de espanhol como língua estrangeira;Residência Pedagógica;Formação de professores
Fecha de publicación : 2023
Citación : SOUZA, Adelmo Nascimento. La residência pedagógica del Español y el cursillo Español en casa: un relato de experiencia. Orientadora: Valdecy de Oliveira Pontes. 2023. 26 f. TCC (Graduação em Letras Espanhol) - Curso de Graduação em Letras Espanhol, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo de experiência relata o Programa de Residência Pedagógica (PRP) de espanhol da instituição CAPES, apontando suas características e etapas, em especial a proposta de intervenção Minicurso: “Español en Casa" que visa o ensino de espanhol como língua estrangeira para alunos do ensino médio no contexto pandêmico, desenvolvido em uma escola de pública profissionalizante. Tomamos como referência as orientações curriculares para o ensino médio (BRASIL, 2006) para estudos sobre a teoria no ensino de ELE e distinguimos os papéis de escola e curso livre, uma vez que ao longo do programa exercemos ambos os papéis na escola-campo. Destacamos também as contribuições de Garrido e Lucena (2010) no processo de estágio e Almeida Filho(1993) para a construção do projeto de intervenção que se dá através das dimensões para o ensino de uma língua estrangeira. Por fim, destacamos a importância do Programa de Residência Pedagógica para a formação do professor e para a escola-campo que recebe o projeto, posto que fortalece a construção integral do futuro professor de E/LE, colaborando com a sua formação cidadã.
Resumen en español: Este artigo de experiência relata o Programa de Residência Pedagógica (PRP) de espanhol da instituição CAPES, apontando suas características e etapas, em especial a proposta de intervenção Minicurso: “Español en Casa" que visa o ensino de espanhol como língua estrangeira para alunos do ensino médio no contexto pandêmico, desenvolvido em uma escola de pública profissionalizante. Tomamos como referência as orientações curriculares para o ensino médio (BRASIL, 2006) para estudos sobre a teoria no ensino de ELE e distinguimos os papéis de escola e curso livre, uma vez que ao longo do programa exercemos ambos os papéis na escola-campo. Destacamos também as contribuições de Garrido e Lucena (2010) no processo de estágio e Almeida Filho(1993) para a construção do projeto de intervenção que se dá através das dimensões para o ensino de uma língua estrangeira. Por fim, destacamos a importância do Programa de Residência Pedagógica para a formação do professor e para a escola-campo que recebe o projeto, posto que fortalece a construção integral do futuro professor de E/LE, colaborando com a sua formação cidadã.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74123
Aparece en las colecciones: LETRAS - ESPANHOL - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_ansouza.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.