Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74123
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPontes, Valdecy de Oliveira-
dc.contributor.authorSouza, Adelmo Nascimento-
dc.date.accessioned2023-08-24T15:35:37Z-
dc.date.available2023-08-24T15:35:37Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSOUZA, Adelmo Nascimento. La residência pedagógica del Español y el cursillo Español en casa: un relato de experiencia. Orientadora: Valdecy de Oliveira Pontes. 2023. 26 f. TCC (Graduação em Letras Espanhol) - Curso de Graduação em Letras Espanhol, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74123-
dc.language.isoespt_BR
dc.subjectEnseñanza de ELEpt_BR
dc.subjectResidencia Pedagógicapt_BR
dc.subjectFormación de profesorespt_BR
dc.subjectEnsino de espanhol como língua estrangeirapt_BR
dc.subjectResidência Pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleLa residência pedagógica del Español y el cursillo Español en casa: un relato de experienciapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo de experiência relata o Programa de Residência Pedagógica (PRP) de espanhol da instituição CAPES, apontando suas características e etapas, em especial a proposta de intervenção Minicurso: “Español en Casa" que visa o ensino de espanhol como língua estrangeira para alunos do ensino médio no contexto pandêmico, desenvolvido em uma escola de pública profissionalizante. Tomamos como referência as orientações curriculares para o ensino médio (BRASIL, 2006) para estudos sobre a teoria no ensino de ELE e distinguimos os papéis de escola e curso livre, uma vez que ao longo do programa exercemos ambos os papéis na escola-campo. Destacamos também as contribuições de Garrido e Lucena (2010) no processo de estágio e Almeida Filho(1993) para a construção do projeto de intervenção que se dá através das dimensões para o ensino de uma língua estrangeira. Por fim, destacamos a importância do Programa de Residência Pedagógica para a formação do professor e para a escola-campo que recebe o projeto, posto que fortalece a construção integral do futuro professor de E/LE, colaborando com a sua formação cidadã.pt_BR
dc.description.abstract-esEste artigo de experiência relata o Programa de Residência Pedagógica (PRP) de espanhol da instituição CAPES, apontando suas características e etapas, em especial a proposta de intervenção Minicurso: “Español en Casa" que visa o ensino de espanhol como língua estrangeira para alunos do ensino médio no contexto pandêmico, desenvolvido em uma escola de pública profissionalizante. Tomamos como referência as orientações curriculares para o ensino médio (BRASIL, 2006) para estudos sobre a teoria no ensino de ELE e distinguimos os papéis de escola e curso livre, uma vez que ao longo do programa exercemos ambos os papéis na escola-campo. Destacamos também as contribuições de Garrido e Lucena (2010) no processo de estágio e Almeida Filho(1993) para a construção do projeto de intervenção que se dá através das dimensões para o ensino de uma língua estrangeira. Por fim, destacamos a importância do Programa de Residência Pedagógica para a formação do professor e para a escola-campo que recebe o projeto, posto que fortalece a construção integral do futuro professor de E/LE, colaborando com a sua formação cidadã.pt_BR
Aparece nas coleções:LETRAS - ESPANHOL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_ansouza.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.