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Tipo: TCC
Título : E agora, Josés? Juventude, cultura e consumo diante da crise ambiental
Autor : Costa, Maria Izabelle Silva de Melo
Tutor: Sampaio, Helena Stela
Palabras clave : Biodiversidade;Cultura;Meio ambiente;Resíduos sólidos;Educação ambiental
Fecha de publicación : 2022
Citación : COSTA, Maria Izabelle Silva de Melo. E agora, Josés? Juventude, cultura e consumo diante da crise ambiental. 2022. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Economia Ecológica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: A realidade socioambiental é demandada por situações que ameaçam diretamente toda a diversidade biológica do Planeta, incluindo o ser humano, que ironicamente é o seu principal causador. Tudo isso que vivemos em uma sociedade que “se justifica” por um comportamento consumista em que o ter, vale mais que o ser, na qual o mercado empresarial retira do meio ambiente os seus recursos naturais extrapola nas explorações, para produzir e fazer circular esses bens, causando dependência de compras, na maioria das vezes, por desejo e não por necessidade e que após alguns usos, esses bens são delegados ao canto como débeis inúteis. Assim sendo, intensifica-se a crise ambiental. Percebe-se que essa questão ambiental tem lugar também na educação ambiental ainda incipiente na sua proposta interdisciplinar. A população desta pesquisa são os estudantes do sexto ao oitavo ano do ensino fundamental II, do Centro Educacional Arco-Íris, localizado no bairro de subúrbio na Bela Vista, na grande Fortaleza. Analisa-se também a relação estreita entre juventude e identidade e suas variadas ou múltiplas identidades, a cultura do consumo dessa geração, conhecida como Geração Z e seu poder de ditar regras diante de todos os mercados sejam eles tecnológicos, têxtil, acessórios, jogos, produto de estética por serem os maiores compradores e exigentes. Ao final, é considerado e evidenciado que a Educação Ambiental seria uma solução, como mediadora de conscientização diante desse consumo desenfreado dos jovens e por ser um instrumento de estímulo à cidadania, preservação dos recursos naturais, o respeito e o zelo à biodiversidade à frente da cultura do consumo tão estimulados pelos variados grupos ou mídias que entornam esses jovens.
Abstract: The socio-environmental reality is demanded by situations that threaten the entire biological diversity of the planet, including the human being, who ironically is its main cause. We live in a society that is justified by consumer behavior in which “having” is worth more than “being”, where the business market takes its natural resources from the environment. Most of the time, such resources go beyond exports to produce and circulate these goods, causing dependence on consumption that by desire and not need, items are delegated to the comer as weak and useless after some uses. Therefore, the environmental crisis intensifies. It can be seen that this environmental issue also has a place in environmental education, which is still incipient in its interdisciplinary proposal. The population of this research are students from the sixth to the eighth grade of elementary school II, from the Arco-Íris Educational Center in the Bela Vista neighborhood, Fortaleza, Ceará. At the same time, the close relationship between youth and identity, or multiple identities, is analyzed. Furthermore, the consumer culture of this generation, known as Generation Z, was considered, and its power to dictate rules in all markets, whether technological, textile, accessories, games, and aesthetic products. Furthermore, it was considered and evidenced that Environmental Education would be a mediating solution for raising awareness in the face of this unrestrained consumption of young people. At the same time, Environmental Education functions as an instrument to encourage citizenship, preservation of natural resources, respect and care for biodiversity. Undoubtedly, this reaction may become indispensable in confronting the consumer culture clearly stimulated by the various groups or media that surround these young people.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74102
Aparece en las colecciones: ECONOMIA ECOLÓGICA - Monografias

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