Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74102
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSampaio, Helena Stela-
dc.contributor.authorCosta, Maria Izabelle Silva de Melo-
dc.date.accessioned2023-08-23T22:03:22Z-
dc.date.available2023-08-23T22:03:22Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCOSTA, Maria Izabelle Silva de Melo. E agora, Josés? Juventude, cultura e consumo diante da crise ambiental. 2022. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Economia Ecológica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74102-
dc.description.abstractThe socio-environmental reality is demanded by situations that threaten the entire biological diversity of the planet, including the human being, who ironically is its main cause. We live in a society that is justified by consumer behavior in which “having” is worth more than “being”, where the business market takes its natural resources from the environment. Most of the time, such resources go beyond exports to produce and circulate these goods, causing dependence on consumption that by desire and not need, items are delegated to the comer as weak and useless after some uses. Therefore, the environmental crisis intensifies. It can be seen that this environmental issue also has a place in environmental education, which is still incipient in its interdisciplinary proposal. The population of this research are students from the sixth to the eighth grade of elementary school II, from the Arco-Íris Educational Center in the Bela Vista neighborhood, Fortaleza, Ceará. At the same time, the close relationship between youth and identity, or multiple identities, is analyzed. Furthermore, the consumer culture of this generation, known as Generation Z, was considered, and its power to dictate rules in all markets, whether technological, textile, accessories, games, and aesthetic products. Furthermore, it was considered and evidenced that Environmental Education would be a mediating solution for raising awareness in the face of this unrestrained consumption of young people. At the same time, Environmental Education functions as an instrument to encourage citizenship, preservation of natural resources, respect and care for biodiversity. Undoubtedly, this reaction may become indispensable in confronting the consumer culture clearly stimulated by the various groups or media that surround these young people.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBiodiversidadept_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleE agora, Josés? Juventude, cultura e consumo diante da crise ambientalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA realidade socioambiental é demandada por situações que ameaçam diretamente toda a diversidade biológica do Planeta, incluindo o ser humano, que ironicamente é o seu principal causador. Tudo isso que vivemos em uma sociedade que “se justifica” por um comportamento consumista em que o ter, vale mais que o ser, na qual o mercado empresarial retira do meio ambiente os seus recursos naturais extrapola nas explorações, para produzir e fazer circular esses bens, causando dependência de compras, na maioria das vezes, por desejo e não por necessidade e que após alguns usos, esses bens são delegados ao canto como débeis inúteis. Assim sendo, intensifica-se a crise ambiental. Percebe-se que essa questão ambiental tem lugar também na educação ambiental ainda incipiente na sua proposta interdisciplinar. A população desta pesquisa são os estudantes do sexto ao oitavo ano do ensino fundamental II, do Centro Educacional Arco-Íris, localizado no bairro de subúrbio na Bela Vista, na grande Fortaleza. Analisa-se também a relação estreita entre juventude e identidade e suas variadas ou múltiplas identidades, a cultura do consumo dessa geração, conhecida como Geração Z e seu poder de ditar regras diante de todos os mercados sejam eles tecnológicos, têxtil, acessórios, jogos, produto de estética por serem os maiores compradores e exigentes. Ao final, é considerado e evidenciado que a Educação Ambiental seria uma solução, como mediadora de conscientização diante desse consumo desenfreado dos jovens e por ser um instrumento de estímulo à cidadania, preservação dos recursos naturais, o respeito e o zelo à biodiversidade à frente da cultura do consumo tão estimulados pelos variados grupos ou mídias que entornam esses jovens.pt_BR
Aparece nas coleções:ECONOMIA ECOLÓGICA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_mismcosta.pdf6,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.