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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74095
Tipo: | TCC |
Título: | A educação pelo olhar das lentes,unificando cultura e conhecimento de forma lúdica na Escola Indígena Tremembé Rosa Suzana da Rocha |
Título em inglês: | Education through the eyes of the lens, unifying culture and knowledge in a playful way at the Tremembé Rosa Suzana da Rocha Indigenous School |
Autor(es): | Rocha, Ana Cleia da Rocha, Francisco Clesio da Santos, José Valdiberto Marques dos |
Orientador: | Araújo, Martinho Tota Filho Rocha de |
Palavras-chave: | Cultura;Saber;Conhecimento;Tremembé;Educação |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | ROCHA, Ana Cleia da; ROCHA, Francisco Clésio da; SANTOS, José Valdiberto Marques dos. A educação pelo olhar das lentes,unificando cultura e conhecimento de forma lúdica na Escola Indígena Tremembé Rosa Suzana da Rocha. Orientador: Martinho Tota Filho Rocha de Araújo. 2022. 26 f. TCC (Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba) - Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Itarema, 2022. |
Resumo: | Diante do cenário desafiador que os povos indígenas no Brasil enfrentam desde o início do período colonial, são diversas frentes de luta empreendida por eles, para o direito aos seus territórios tradicionais e por afirmação étnica. Dentre os espaços de luta se encontra o direito a educação escolar indígena, garantida a partir de Constituição Federal de 1988, como sendo diferenciada, bilingue e efetivada a partir de metodologias e pedagogias próprias. É neste sentido de luta política, que a educação em território indígena adquiriu o direito legal de ser efetivada pelos e para os indígenas a partir de suas epistemes em interlocução com os conhecimentos produzidos por não indígenas. É compreendido, portanto, a partir desse marco legal, o papel da escola indígena como instigadora de uma nova práxi sem que conhecimentos tradicionais e os produzidos por não indígenas se entrelaçam e são ressignificados a partir dos projetos próprios desses povos. Partindo desse pressuposto, da importância dada tal fato é que, fez-se necessário realizar essa cartilha voltada para o uso da língua local através de imagens, sendo realizada em sala de aula, elevando o nosso conhecimento local, desenvolvendo em nossos educandos a relevância que se dá ao uso do nosso“linguajar”, uma vez que, o papel da escola é vital para que se mantenha a cultura local viva [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74095 |
Aparece nas coleções: | LIIK - LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA KUABA - TCC |
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