Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74095
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAraújo, Martinho Tota Filho Rocha de-
dc.contributor.authorRocha, Ana Cleia da-
dc.contributor.authorRocha, Francisco Clesio da-
dc.contributor.authorSantos, José Valdiberto Marques dos-
dc.date.accessioned2023-08-23T19:31:01Z-
dc.date.available2023-08-23T19:31:01Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationROCHA, Ana Cleia da; ROCHA, Francisco Clésio da; SANTOS, José Valdiberto Marques dos. A educação pelo olhar das lentes,unificando cultura e conhecimento de forma lúdica na Escola Indígena Tremembé Rosa Suzana da Rocha. Orientador: Martinho Tota Filho Rocha de Araújo. 2022. 26 f. TCC (Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba) - Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Itarema, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74095-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectSaberpt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectTremembépt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA educação pelo olhar das lentes,unificando cultura e conhecimento de forma lúdica na Escola Indígena Tremembé Rosa Suzana da Rochapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrDiante do cenário desafiador que os povos indígenas no Brasil enfrentam desde o início do período colonial, são diversas frentes de luta empreendida por eles, para o direito aos seus territórios tradicionais e por afirmação étnica. Dentre os espaços de luta se encontra o direito a educação escolar indígena, garantida a partir de Constituição Federal de 1988, como sendo diferenciada, bilingue e efetivada a partir de metodologias e pedagogias próprias. É neste sentido de luta política, que a educação em território indígena adquiriu o direito legal de ser efetivada pelos e para os indígenas a partir de suas epistemes em interlocução com os conhecimentos produzidos por não indígenas. É compreendido, portanto, a partir desse marco legal, o papel da escola indígena como instigadora de uma nova práxi sem que conhecimentos tradicionais e os produzidos por não indígenas se entrelaçam e são ressignificados a partir dos projetos próprios desses povos. Partindo desse pressuposto, da importância dada tal fato é que, fez-se necessário realizar essa cartilha voltada para o uso da língua local através de imagens, sendo realizada em sala de aula, elevando o nosso conhecimento local, desenvolvendo em nossos educandos a relevância que se dá ao uso do nosso“linguajar”, uma vez que, o papel da escola é vital para que se mantenha a cultura local viva [...]pt_BR
dc.title.enEducation through the eyes of the lens, unifying culture and knowledge in a playful way at the Tremembé Rosa Suzana da Rocha Indigenous Schoolpt_BR
Aparece nas coleções:LIIK - LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA KUABA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_acrocha.pdf10,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.