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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74095
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Araújo, Martinho Tota Filho Rocha de | - |
dc.contributor.author | Rocha, Ana Cleia da | - |
dc.contributor.author | Rocha, Francisco Clesio da | - |
dc.contributor.author | Santos, José Valdiberto Marques dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-23T19:31:01Z | - |
dc.date.available | 2023-08-23T19:31:01Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Ana Cleia da; ROCHA, Francisco Clésio da; SANTOS, José Valdiberto Marques dos. A educação pelo olhar das lentes,unificando cultura e conhecimento de forma lúdica na Escola Indígena Tremembé Rosa Suzana da Rocha. Orientador: Martinho Tota Filho Rocha de Araújo. 2022. 26 f. TCC (Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba) - Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Itarema, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74095 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Saber | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Tremembé | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A educação pelo olhar das lentes,unificando cultura e conhecimento de forma lúdica na Escola Indígena Tremembé Rosa Suzana da Rocha | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Diante do cenário desafiador que os povos indígenas no Brasil enfrentam desde o início do período colonial, são diversas frentes de luta empreendida por eles, para o direito aos seus territórios tradicionais e por afirmação étnica. Dentre os espaços de luta se encontra o direito a educação escolar indígena, garantida a partir de Constituição Federal de 1988, como sendo diferenciada, bilingue e efetivada a partir de metodologias e pedagogias próprias. É neste sentido de luta política, que a educação em território indígena adquiriu o direito legal de ser efetivada pelos e para os indígenas a partir de suas epistemes em interlocução com os conhecimentos produzidos por não indígenas. É compreendido, portanto, a partir desse marco legal, o papel da escola indígena como instigadora de uma nova práxi sem que conhecimentos tradicionais e os produzidos por não indígenas se entrelaçam e são ressignificados a partir dos projetos próprios desses povos. Partindo desse pressuposto, da importância dada tal fato é que, fez-se necessário realizar essa cartilha voltada para o uso da língua local através de imagens, sendo realizada em sala de aula, elevando o nosso conhecimento local, desenvolvendo em nossos educandos a relevância que se dá ao uso do nosso“linguajar”, uma vez que, o papel da escola é vital para que se mantenha a cultura local viva [...] | pt_BR |
dc.title.en | Education through the eyes of the lens, unifying culture and knowledge in a playful way at the Tremembé Rosa Suzana da Rocha Indigenous School | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LIIK - LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA KUABA - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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